TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Novembro: mês dedicado à saúde do homem

Especialistas explicam como a mudança de hábitos previne diversas doenças e condições

Por Portal Eu, Rio! em 10/11/2023 às 12:21:05

Fotos: Divulgação

Novembro é um mês dedicado à saúde do homem, principalmente, à prevenção do câncer de próstata, mais frequente no sexo masculino (excluindo-se o câncer de pele não melanoma). Segundo dados de mortalidade do Ministério da Saúde, em 2021 a doença levou à morte 16.055 homens no Brasil, sendo uma média de 44 óbitos por dia. Além de existir um tabu acerca do exame de próstata, o homem também costuma não se cuidar em outras questões. Isso faz com que sejam mais suscetíveis a doenças e condições, como o AVC.

Márcia Umbelino, geriatra e especialista em reposição hormonal, explica como a existência de mitos dificulta o tratamento da doença. “Muitos homens, por acreditarem que repor a testosterona causa câncer, deixam de se beneficiar desse tratamento. Na verdade, a reposição, quando bem indicada e acompanhada por um especialista, ajuda a manter o tamanho da próstata e, consequentemente, evitar o câncer. Isso porque já há estudos que comprovam que a próstata aumenta para compensar uma deficiência de testosterona e o aumento da próstata pode levar ao câncer”, revela.


O acidente vascular cerebral (AVC) também é uma condição que é mais comum em homens, afinal, eles se cuidam menos. O neurocirurgião Orlando Maia, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, explica. “A alimentação não saudável, casos de diabetes, hipertensão, sedentarismo e altos níveis de estresse também estão ligados ao acidente vascular, já que ele faz aumentar a pressão, estão relacionados ao acidente vascular cerebral. O público masculino é mais suscetível justamente por não se cuidar”, diz.

O médico acrescenta a melhor forma de se prevenir da condição. “Praticar exercícios físicos é uma das melhores formas, pois ajuda na prevenção de doenças, como a hipertensão. Praticar atividades melhora o desempenho cardiorrespiratório e reduz a pressão sanguínea do corpo quando está em repouso. Também diminui a glicose e colesterol, por isso é tão importante para prevenir o AVC”, pontua.


“Faz parte da cultura o homem não se abrir, não contar seus problemas. Isso faz com que se deixem de lado. Vejo, no meu consultório, que a maioria dos homens vão por pressão de suas esposas, mães e de mulheres que estão em seu convívio. É necessário realizar exames de rotina e ir em especialistas, principalmente pessoas acima dos 40 anos”, recomenda Márcia Umbelino.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.