TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Instituto Estadual de Diabetes terá mutirão gratuito de prevenção à doença, com atendimento à população

Profissionais farão exames de glicemia, fundo de olho, teste do pé diabético e rastreamento de diabetes tipo 2

Por Portal Eu, Rio! em 13/11/2023 às 16:24:53

Foto Divulgação

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede) realiza um mutirão de prevenção à doença nesta terça-feira, 14 de novembro, das 8h às 12h. Referência no tratamento do diabetes no estado, o Iede atenderá a população em barracas montadas no pátio da unidade, localizada na rua Moncorvo Filho, nº 90, no Centro do Rio. O atendimento será feito com portas abertas, sem necessidade de agendamento prévio.

Profissionais do Instituto farão dosagem de glicemia, avaliação de fundo de olho, teste do pé dibético, aplicação do cálculo do risco de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos dez anos, e exame de elastografia hepática (identifica doenças do fígado). Também serão oferecidas orientação nutricional, atividades de saúde bucal e educação em diabetes.

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão, segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, estima que 10% da população do estado do Rio de Janeiro tenha a doença. No município do Rio de Janeiro, até maio de 2023, mais de 230 mil pessoas foram cadastradas com diagnóstico de diabetes mellitus (DM) nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).

Sobre o Iede

O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione é uma unidade de referência no atendimento ao diabetes no estado do Rio de Janeiro. Nos últimos dois anos (2022/2023), o Iede realizou cerca de 24 mil consultas, sendo 60% para diabetes tipo 2 e 40% para o tipo 1. São tratados também o diabetes gestacional e outros tipos mais raros. O hospital possui também a Unidade do Pé Diabético (UPD), que realiza cerca de 450 atendimentos por mês, entre consultas individuais, orientação de exercícios e massoterapia.

O Instituto recebe pacientes de todo o estado, com consultas marcadas pela Central Estadual de Regulação (CER). A porta de entrada para solicitação de tratamento dos pacientes é a atenção primária, ou seja, postos de saúde e clínicas da família dos municípios.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar que inclui endocrinologistas, oftalmologistas, nefrologistas, ortopedistas, dermatologistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos. A educação continuada também é parte integrante no tratamento do instituto, com incentivo ao autocuidado. O Iede também realiza exames de hemoglobina glicada, dosagem de hormônio para tireóide, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeo), hepatograma (exame do fígado), albumina urinária (avalia a função do rim) e hemograma.

Serviço

Evento: Dia Mundial do Diabetes (terça-feira, 14 de novembro)

Local: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede)

Rua Moncorvo Filho, nº 90, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário: das 8h às 12h

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.