TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Boudoir: Um novo olhar sobre o corpo feminino

Conheça o estilo de fotografia que eleva a autoestima das mulheres e depoimentos reais

Por Caroline Carvalho em 04/07/2018 às 18:56:16

Fotografia Boudoir reafirmar autoestima e valoriza o corpo da mulher sem retoques.

"Fotografia Boudoir é um tipo de ensaio que está se tornando um fenômeno, principalmente entre mulheres de 25 a 40 anos, que desejam reafirmar sua autoestima e valorizar o corpo, sem retoques. Geralmente é realizado em quartos de hotéis e a própria casa da cliente. A maquiagem é escolhida para cada ensaio, assim como as lingeries e acessórios. As equipes são compostas, em sua maioria, por mulheres, para que a fotografada se sinta confortável.

A palavra vem do francês e significa, grosseiramente, como quarto de vestir feminino, local muito usado nos séculos passados e que hoje remete a sensualidade.

A fotógrafa Débora Agualuza começou nesse ramo há um ano e não imaginava como teria tanto sucesso, que ela atribui a uma mulherada cada vez mais consciente de que cada corpo pode ser bonito. É preciso elevar sua autoestima, mais do que tentar agradar os outros. Ela diz que para ver de fato como era esse mundo, ela mesma resolveu fazer um ensaio.

"Eu sou uma fotografa que passei por momentos de não aceitação do meu corpo e a vida toda você aprende que o que é bonito é praticamente inatingível. A fotografia boudoir veio nesse momento. E eu conheci mulheres que me inspiraram".

Elana Coutinho fotografa mulheres e começou fazendo seu próprio ensaio. "Enquanto me especializava no assunto eu também fui fotografada, afinal eu queria saber como as mulheres se sentiam e foi uma das coisas mais bacanas que eu fiz. Ser maquiada, escolher aquela lingerie, se sentir linda e plena. Dá uma sensação de poder absurda, de felicidade. O resultado é melhor ainda".

Empoderamento e aceitação do corpo são os principais ingredientes para quem deseja se despir, literalmente, para a fotografia boudoir. Camila Araújo, 29, psicóloga, estava passando por um momento de libertação total e sentiu que um ensaio boudoir traria um bem enorme para a sua autoestima e nova fase da vida.

"Eu estava completando um ano que havia saído de um relacionamento muito difícil. Com muitas traições, desencorajamento e cobranças em relação aos meus objetivos profissionais e acadêmicos. Eu estava ainda num processo de me recuperar, de me reencontrar e reconstruir minha autoestima. Me manter trabalhando, traçar novas metas, retomar meus objetivos profissionais. Redescobrir a minha sexualidade e o poder da minha feminilidade. Então quando conheci o trabalho da Débora, eu estava na minha melhor fase, com meu trabalho dos sonhos, super feliz com meu corpo, realizada sexualmente, financeiramente, profissionalmente e pensei que o ensaio poderia ser realmente a coroação de um momento tão maravilhoso que eu estava vivendo. E eu estava certa sobre isso", analisa Camila.

Evelyn Arnout, 38, advogada, reforça o coro de que o ensaio foi um momento maravilhoso. Tentando se aceitar com o seu novo corpo, redescobriu sua sensualidade ao fazer o ensaio. "Eu queria fazer as pazes com meu novo corpo. E isso fez um bem enorme pela minha autoestima. Eu posso ser mulher de capa de revista, posso ser a mesma Evelyn mesmo tendo mais curvas", frisa.

Débora acredita que as mulheres hoje estão mais conscientes do que é padrão de beleza, que tem mais gente falando sobre autoestima.

"A fotografia boudoir é muito mais que foto bonita. Faça isso por você. Vai celebrar sua beleza. Vamos mostrar pro mundo o que é uma mulher se amando. Ter dobrinhas é normal", salienta.

Elana vai mais além e afirma que as mulheres que fotografa, na maioria mães que não se sentem bem com o novo corpo, saem muito mais felizes e empoderadas.

"Aproveitei a demanda que surgiu das minhas clientes que são mães e queriam se sentir mais bonitas, poderosas e sexy depois da maternidade. As mulheres se sentem tão lindas, com o astral lá em cima e se curtem tanto durante o ensaio que não ficam sem graça, pelo contrário se sentem tão à vontade a ponto de fazerem fotos lindas de nu", finaliza.

Camila e Evelyn sugerem que as mulheres façam esse tipo de ensaio, pois a sensação de se amar, se sentir bem com o seu corpo vai além da questão da sensualidade.

"E é com certa segurança que digo, que apesar de ter a nossa autoestima testada a todo tempo ser um processo comum, ter a possibilidade de fazer um ensaio como esse. É um grande recurso para nos lembrar todos os dias que é possível fazer diferente, que é possível passar por cima dos obstáculos e enxergar o quanto somos capazes de sermos a nossa melhor versão", sintetiza Camila.

Para conhecer melhor o trabalho de cada fotógrafa, acesse o Instagram. (@ec_fotografiafeminina e @lovelybee.boudoir)

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.