TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Casa da Utopia estreia na Flip com Conceição Evaristo e protagonistas negras

Sede da primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty abriga instituto focado em arte e diversidade

Por Portal Eu, Rio! em 21/11/2023 às 16:40:22

Sede da primeira edição da Flip, prédio colonial do Centro Histórico de Paraty será Casa da Utopia durante o festival. Foto: Divulgação

Flip: Conceição Evaristo estará na programação da Casa da Utopia em Paraty

Autoras como Vilma Piedade e Eliana Alves Cruz também estarão presentes, além de contar com a parceria das editoras Intrínseca, Malê e Aruanda.

Pela primeira vez, a Casa da Utopia, organizada pelo idealizador Sylvio Maurício com apoio da presidente da Comissão de Cultura da Alerj, a deputada estadual, Verônica Lima (PT), integra a Festa Literária Internacional de Paraty, do dia 22 a 26 de novembro. O Festival irá homenagear a escritora, poetisa e diretora Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.

O Instituto sediará a “Festa Literária Casa da Utopia na FLIP”, contando com uma programação que envolve debates com intelectuais e ativistas sobre temáticas como democracia, feminismos, política, representatividade, além de bate-papos com autoras que têm se destacado na cena literária, como Conceição Evaristo, Vilma Piedade e Eliana Alves Cruz e a parceria das editoras Intrínseca, Malê e Aruanda.

“Estamos muito felizes com a chegada da Casa da Utopia na FLIP, temos certeza que nosso instituto irá contribuir de forma significativa para essa grande festa da literatura brasileira e mundial. Além disso, estar na mesma casa que foi realizada a primeira edição da FLIP é muito grandioso, pois faz um resgate cultural desse espaço histórico, através de uma forte programação que discutirá arte, cultura, política e diversidade”, comenta o idealizador Sylvio Mauricio.

A programação começa na quinta-feira com um coquetel literário na Noite Pagu e se encerra no sábado com o Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais e Artistas. Contando com a Exposição permanente “Dos filhos deste solo” do artista local Wanderson Santos, gastronomia e economia criativa.

“Participar da FLIP, na programação oficial, faz parte de um movimento de expansão da atuação do Instituto, chegando a cada vez mais territórios e pessoas do Rio. Existe uma intersecção fundamental entre cultura, representatividade, democracia e política.”, comenta a deputada estadual Verônica Lima, apoiadora da Casa da Utopia.

A Casa da Utopia

O Instituto Casa da Utopia é uma organização voltada para o fortalecimento dos movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro. A Casa da Utopia, como também é chamada, tem se dedicado ao longo desses 20 anos a ações e projetos sociais e eventos culturais.

Na sede do Instituto Casa da Utopia são realizadas diversas atividades como oficinas, cursos, palestras, debates e intervenções culturais, e conta com uma extensa programação que fomenta e contribui para a realização de diversos projetos na área da cultura, acesso à educação e à profissionalização, esporte e na área do audiovisual.

Programação:

? Exposição fotográfica permanente com o artista Wanderson Santos: Filhos deste solo;

? Corredor da economia criativa;

Use Flores Ser - Identidade em Flor

? Editoras Parceiras;

Aruanda, Intrínseca, Malê

? Gastronomia

? Drinks

Celebração às mulheres que, assim como Pagu, transgridem as ordens e lutam pelo que acreditam.


? DIA 23/11 - QUINTA-FEIRA

Projeto cultural atitude - 10:00h às 11h - Fábrica de Poesias - Um bate papo sobre Literatura, acessibilidade, etarismo e representatividade.

Projeto cultural atitude - 11h às 12h - O Silêncio das Margaridas - Momento de Contação de Histórias - LIBRAS para crianças

13h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM A AUTORA - Barbara Santos - “TEATRO DAS OPRIMIDAS”

14h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTORAS - “MOVIMENTO SAMBA - AJUNTAMENTOS FEMININOS” Maitê Freitas

Mesa 1 - 15h às 16:30 - “Juventude, periferia e políticas públicas”

Convidadas: Murilo Araújo influencer /Natália Braga Coordenadora de políticas públicas / Kaê Guajajara ativista cantora indigena Mediação:Bianca Araujo

17h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTOR - “A mãe do mundo: vidas e lutas e Mãe Beata de Yemanjá” - Autor: Jeferson Barbosa

Mesa 2 -17h40 às 19:20 - “Democracia, palavra Feminina: Mulheres Construtoras da Realidade” Convidadas: Micaela Costa MINC / Jurema Werneck Anistia Internacional / Maitê Freitas Doutora USP pesquisa mulheres do samba e da escrita Mediação:

CULTURAL:

SARAU DE POESIAS COM CORUJÃO- 19:20h às 20h

DJ ORKIDIA - Noite “Pagu”, voltada para mulheres brasileiras da música. - 20h às 22h:

? DIA 24/11 - SEXTA-FEIRA

OFICINA 14h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTORA - VILMA PIEDADE - “DORORIDADE”

Mesa 1 -15h às 16:30 - Comunicação, diversidade e prática política convidados: Sylvio Maurício Casa da Utopia/ Raul Santiago comunicador e Ativista / Juliana Goulart comunicadora e marketing / André Janones Deputado Federal Mediação:Jota Marques 17h PRELÚDIO E LANÇAMENTO: BATE-PAPO COM AUTOR - VAGNER AMARO - “VIDAS NEGRAS, VIDAS LITERÁRIAS ”

Mesa 2 - 17:40 0h às 19:20 - Racismo e Democracia: Eis a Questão Convidados: Elisabeth Baraúna advogada / Djeff Amadeus Advogado / AD Júnior ativista / Verônica Lima Deputada Estadual Mediação: Luiza Mandela educadora anti racista

19:20h LANÇAMENTO DO LIVRO: BATE-PAPO COM AUTORA - “EXU MULHER E O MATRIARCADO NAGÔ”-- CLAUDIA ALEXANDRE - Fabíola Machado COQUETEL CULTURAL: Noite da POESIA E ARTE - 20h às 21:00 - PICARETA CULTURAL ATRAÇÃO 21h às 22h: DJ TAIRINI - Tocando homens e mulheres trans, travestis e o som do nosso Brasil. Dia Antirracista, protagonizando as Mulheres, a Arte, a Cultura Preta e Produções Literárias de Intelectuais e Artistas.

? DIA 25/ 11 - SÁBADO OFICINA

Mesa 1 - 11h30 às 12h30 - Direitos humanos, cidadania e inclusão em 2023: onde estamos? Convidados: Gui Terreri (Rita Von Hunty) professor e youtuber/ Marcos Queiroz Jacobin Brasil / Professor Castelano


Mediação: Kitty


13h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTOR - Barbara Santos - “TEATRO DAS OPRIMIDAS”


14h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTORA - VALÉRIA LIMA - Meu Corpo, Minha Voz, Meu lar Mesa 2 -15h às 16:30 - Mulheres na Arte.Cultura.Literatura: Racismo e Branquitude. Opressão e Privilégios Convidadas: Vilma Piedade Escritora / Andréa Pachá escritora e desembargadora / Valéria Lima escritora e tradutora


Mediação: Valda Neves


Mesa 3- 17h às 18:30 - As escritas femininas para as transformações políticas e sociais Convidadas: Eliana Alves Cruz escritora / Conceição Evaristo escritora / Georgia Oliveira Assistente social Paraty / Joice Berth escritora


Mediação: Rebecca Vieira


19h PRELÚDIO: BATE-PAPO COM AUTOR E LANÇAMENTO - TOM GRITO - “EU SEI COMO SAIR VIVO DISSO” E “ANTES QUE SEJA TARDE PRA SE FALAR DE POESIA”

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.