O Rio de Janeiro será palco do maior Festival de Robótica do Brasil nesse final de semana. O evento que acontece nos armazéns 1B, 2 e 3 do Pier Mauá na zona portuária do Rio tem entrada gratuita, evento começa nessa sexta-feira (15) e vai até domingo.
Robôs de diferentes tipos e tamanhos irão levar crianças e adultos ao mundo cibernético. Com mais de 1.200 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país irão mostrar na prática, o aprendizado em ciências, matemática, física e outras disciplinas ligadas à tecnologia.
Os alunos vão encarar três desafios o First Lego League, o First Tech Challenge e o F1 in Schools. O vencedor terá uma vaga em torneios internacionais. O principal deles, o World Festival, considerado a Copa do Mundo da robótica, será realizado em Houston, nos Estados Unidos.
Robótica First Lego League, terá a participação de 84 equipes de diversos estados. As vagas foram conquistadas durante as etapas regionais.
Robótica First Tech Challenge tem 16 equipes, formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, que poderão abusar da criatividade. As equipes serão avaliadas não apenas pelos robôs, mas também pelo envolvimento com a comunidade.
A terceira competição que compõe F1 in Schools, um programa educacional oficialmente vinculado a F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Tem a participação de estudantes de 14 a 18 anos que são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1.
A premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.