A poluição gerada por caminhões de carga é um dos grandes desafios para a descarbonização no Brasil. Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Curitiba, a rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40 Cities) e o The Climate Pledge, uma parceria entre a Amazon e Global Optimism, lançaram a Iniciativa Laneshift para Veículos de Carga de Zero Emissão. Uma das duas únicas brasileiras entre mais de 430 signatárias da parceria global, a startup Vai Fácil comparecerá ao evento de lançamento para trocar experiências e aprendizados sobre o movimento de descarbonização da frota rodoviária em seis cidades da América Latina.
"Vou ao evento sobretudo para aprender com as experiências globais e de Curitiba. Adquirimos vans, motos e triciclos elétricos para a operação no Rio de Janeiro e São Paulo. Conseguimos elevar a nossa frota em mais 160% no último ano. Sem dúvida, os grandes veículos de carga são um desafio para o setor", acredita Beto Bahia, fundador e CEO da Vai Fácil.
Laneshifit
A Iniciativa Laneshift apoiará a descarbonização do transporte de carga em seis cidades da América Latina: Rio de Janeiro, Curitiba, Quito, Medellín, Bogotá e Cidade do México. Com investimento inicial previsto de US$ 10 milhões, a iniciativa é desenvolvida pelo “The Climate Pledge” e pelo “C40 Cities”. O primeiro é um acordo global para atingir emissões zero até 2040 entre 443 empresas como Visa, IBM, Heineken, Microsoft e Uber. Entre empresas do Brasil, somente Vai Fácil e a Ambev fazem parte do seleto time. O C40 Cities é um grupo de cidades empenhadas em limitar o aquecimento global a 1.5?C. Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Salvador são as representantes nacionais.