O Disque Denúncia divulgou um cartaz para ajudar as Forças de Segurança do Estado do Rio a obter informações que levem à prisão do criminoso, foragido da Justiça do Estado do Ceará e Evadido do Sistema Penitenciário do Estado de Goiás, Cleber José Martins, vulgo "Escadão" ou “Skadão” ou “Cegonha”, de 35 anos.
Ele faria parte do Conselho da facção Comando Vermelho de Goiás. “Escadão” teria relevante importância no seio da organização criminosa carioca, com atuação nacional, porque teria incumbência de matar opositores de grupos rivais.
Preso pelo primeira em 2014, pelo Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC/Goiás), ele fazia parte de uma quadrilha especializada que atuava em Goiânia/GO, região metropolitana, e Brasília/DF. Esse grupo era especializado em roubo a banco e na chamado "saidinha de banco", quando o cliente é o alvo.
Foragido novamente da Justiça, ele chegou a ser preso em fevereiro de 2019, por policiais da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), quando saía do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Na abordagem, ele apresentou uma identidade falsa, momento em que recebeu voz de prisão. Diante disso, o goiano confessou que de fato era foragido da Justiça de Goiás. Com ele, foram encontrados documentos, cartões bancários com nomes falsos e dinheiro. Inclusive, foi utilizando de outra identificação que Cleber comprou as passagens aéreas, com destino a Brasília, local para onde ele pretendia se esconder.
De novo nas ruas, “Escadão” teria vindo para o Rio de Janeiro e estaria se escondendo na Comunidade da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, sob a proteção dos traficantes John Wallace da Silva Viana, o “John Bravo”, e de Leonardo Pereira da Rocha, o “Bambu”, líderes do tráfico de drogas da localidade.
“Escadão” ganhou importância no CV, com possivel participação na morte do maior traficante de drogas de Goiás, na Bolívia, em 2017.
Contra Cleber Martins constam dois Mandados de Prisão, sendo um expedido pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza/CE, por falsificação de documentos, e outro pela 2ª Vara Execução Penal de Goiás, com pedido de Recaptura, pelos crimes de Roubo (sete vezes) e Receptação, onde fora condenado a uma pena de 58 anos de prisão em regime fechado.
Quem tiver informações sobre a localização do criminoso “Escadão”, favor informar ao Disque Denúncia pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ
Fonte: Portal dos Procurados/Disque Denúncia/Polícia Civil