Um homem abriu fogo em um bonde nesta segunda-feira (18) na cidade de Utrecht , na Holanda . Várias pessoas ficaram feridas e pelo menos uma morreu . O fato é investigado como um "ato terrorista", e ocorre apenas três dias após o massacre em duas mesquitas na Nova Zelândia . A polícia holandesa iniciou uma caçada em busca do atirador.
"Um possível terrorista solitário é parte da investigação", escreveu a polícia de Utrecht no Twitter. Para as autoridades "o tiroteio em Utrecht tem todas as características de um ataque terrorista". O governo ativou o alerta máximo na província de Utrecht. De fato, a segurança foi aumentada em escolas, mesquitas e centros de transporte.
Utrecht, uma cidade de cerca de 340 mil habitantes, está localizada no centro da Holanda e é a capital da província de mesmo nome.
Testemunhas disseram que uma pessoa abriu fogo e fugiu, segundo o jornal local Algemeen Dagblad. Mas outras versões indicam que havia mais pessoas envolvidas. A polícia, no entanto, fala por enquanto de apenas um homem, que pegou uma arma e começou a atirar aleatoriamente e continuou contra o povo e depois fugiu e desapareceu.
“Até agora sabemos que o terrorista fugiu em um Renault Cio. Queremos tentar capturar a pessoa responsável o mais rápido possível". Disse o porta voz da polícia local, Bernhard Jens.
A Holanda é um dos países que possuem o acesso à armas mais restritos da Europa. A posse e porte é permitida apenas pela polícia, mesmo assim, com limites de calibres.