Após 4 anos com indicadores negativos, os empregadores do estado do Rio de Janeiro sinalizam positivamente em relação às intenções de contratação para o 2º tri deste ano, é o que aponta a pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup. O estado do Rio de Janeiro teve um indicador de +2%, crescimento de 5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
Desde o 3º tri de 2015, os empregadores pesquisados sinalizavam para uma redução no índice de contratações. O pior cenário foi registrado no 3º tri 2016, com uma expectativa de -32%. Por outro lado, os empregadores chegaram a registrar um indicador positivo de 44%, no 1º Tri de 2019. A pesquisa do ManpowerGroup é realizada desde 2009 no Brasil.
Os indicadores de todo o Brasil também sinalizam um aumento nas contratações com indicador de 7%, repetindo o resultado do mês anterior e do mesmo período de 2018.
“As empresas ainda aguardam as definições do cenário econômico, mas claramente estão se preparando para aumentar o ritmo de contratações no curto prazo. A expectativa de uma possível aceleração do crescimento poderá se concretizar caso o novo governo consiga realizar ajustes nas contas públicas, fomentando o aumento de investimentos com potenciais privatizações, mudanças na legislação trabalhista e redução de impostos”, explica Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup.
O levantamento destaca ainda indicadores dos principais setores da economia e também dados por tamanho de empresa. A pesquisa completa pode ser acessada no link https://blog.manpowergroup.