TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Como se preparar para as oportunidades de trabalho do começo do ano e ter sucesso em 2024

Especialista afirma que os primeiros meses do ano são os melhores para procurar trabalho

Por Portal Eu, Rio! em 17/12/2023 às 08:46:53

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O começo do ano é a melhor época para quem está procurando emprego e segundo Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a dificuldade para encontrar trabalho pode estar relacionada ao fato dos candidatos enviarem seus currículos e contarem as empresas na época do ano errada. Eleito por três anos consecutivos como um dos profissionais de RH mais influentes do mercado, Caio é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália.

O fato é que, em todos os anos, as pessoas têm a mesma dúvida quando buscam um trabalho: é melhor deixar para procurar emprego no começo do próximo ano ou iniciar a busca ainda no final do ano atual? É claro que tudo depende muito da atividade que a pessoa exerce e da área em que ela trabalha, mas, para a maioria da população, os quatro primeiros meses do ano são a época mais aquecida de contratação. “O mês de janeiro é o período ideal para procura de emprego. As empresas, nessa época, começam os processos seletivos segundo seus planejamentos e renovações para o ano que está começando. É hora de arregaçar as mangas e é preciso estar atento para não perder este momento tão quente e importante”, afirma Caio.

Uma dica de ouro do especialista para aumentar as chances de encontrar emprego no começo do ano é estar atento aos novos formatos de processos seletivos – hoje, é fundamental ter um vídeo-currículo além do currículo tradicional revisado e atualizado, um perfil ativo no Linkedin, uma bela apresentação de portifólio e a tradicional lista de recomendações. E como muitas entrevistas de emprego e outras etapas dos processos seletivos estão ocorrendo de maneira remota, a dica é estar com o telefone celular e o computador sempre prontos.

Manter a motivação apesar do cenário de incertezas que estamos vivendo também é fundamental, por mais difícil que isso possa parecer. “Passe a olhar o momento pelo qual estamos passando de um jeito diferente – preste atenção nas oportunidades! Pense em como será o mundo e a sua área de atuação daqui para frente para se preparar para o futuro. Gaste mais seu tempo pensando em soluções e menos tempo pensando em problemas. Seja criativo, pense no que pode fazer diferente e de que maneira nova você pode chegar até a empresa onde deseja trabalhar”, aconselha Caio.


Caio Infante. Foto: Divulgação

Promessas de Ano Novo

Os primeiros meses do ano são períodos de movimentação intensa tanto para as empresas como para os profissionais em busca de uma recolocação. “As duas promessas mais comuns que as pessoas fazem no começo do ano é emagrecer e mudar de emprego ou se recolocar. O mesmo movimento acontece nas empresas, que ficam mais abertas para novas contratações”, afirma Caio.

Para as empresas, é preciso estar atento a esta disponibilidade que os profissionais têm para encontrar novas oportunidades. Para não perder seus talentos, é preciso estar atento ao clima organizacional e, também, à satisfação individual de cada funcionário. Quem precisa contratar, também precisa saber se vender para os melhores profissionais disponíveis no mercado. É hora de apostar na retenção e na atração de talentos, segundo Caio. “Uma boa retenção depende sempre de uma boa atração e contratação e nem sempre isso se garante com um bom salário, por exemplo. Dificilmente a empresa vai conseguir reter um candidato com uma proposta financeira se ele já estiver decidido a deixar a companhia”, explica. Se, para o candidato, ter sucesso profissional é sinônimo de estar bem empregado e feliz no trabalho sem se preocupar em buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho, para a empresa o sucesso de uma contratação é traduzido por fazer com que esse colaborador considere a ideia de trabalhar naquela empresa por causa das histórias boas que ela conta ao mercado. “Essa é a importância da construção da marca empregadora, é mostrar para as pessoas os seus valores e as suas boas histórias para despertar desejo. Todo mundo busca hoje, ainda mais depois da pandemia, relacionamentos que tenham a ver com seus propósitos, e isso também vale para as relações profissionais”, finaliza Caio.

Para os candidatos a um novo trabalho, o especialista cita sete dicas infalíveis:

1º - Tenha seu currículo atualizado.

2º - Pergunte aos amigos mais próximos se eles podem levar seu currículo para a empresa onde trabalham.

3º - Na Internet, procure por novas vagas nas redes sociais e nos sites de empregos.

4º - Prepare-se para entrevista presenciais, mas, principalmente, para entrevistas online – normalmente, a primeira seleção é feita por meio de uma ligação telefônica ou chamada em vídeo.

5º - Para a entrevista online, reserve um local silencioso e bem iluminado e tome cuidado com o fundo da imagem - procure um local onde, preferencialmente, apareça apenas uma parede branca. Mantenha o celular fixo, sem segurá-lo com as mãos.

6º - Para as entrevistas presenciais, invista em uma boa aparência e vestimenta.

7º - Mostre motivação e muita vontade de vencer profissionalmente durante a entrevista.




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.