Vem chegando o verão e, com ele, além do sol e do calor, os cariocas contam com um atrativo a mais: o açaí. A iguaria, que veio da Região Norte do Brasil, conquistou o paladar e o coração dos fluminenses. Que o açaí é quase uma unanimidade todos já sabem e os números podem comprovar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção se concentra no Norte do país, principalmente no Pará, que tem 30% do total produzido e direcionado para os outros estados brasileiros. O crescimento da produção e do consumo do fruto no país vem aumentando, ano após ano. Com isso, as fábricas do produto, no Rio, estão dobrando a produção para atender a demanda. Um dos que tomou essa iniciativa foi o empresário Fábio Vaz. De acordo com ele, a estação é boa para quem consome e, melhor ainda para aqueles que comercializam a deliciosa polpa. A ‘Loucos por Açaí’, da qual é sócio-proprietário, estima vender algo em torno de meia tonelada nos próximos três meses. “Quase todos gostam de açaí, que vende o ano inteiro. Mas, no verão, é incontestável o aumento do consumo. Para ter uma ideia, a expectativa este ano é dobrar o que se vendeu no verão passado. Ou seja, estimamos algo em torno de duas mil caixas ao dia, o que significa 60 mil caixas ao mês. Isso, em um trimestre, é meia tonelada”, explica.
O ‘Rei do Açaí’, como também é conhecido, nunca imaginou que, em 2007, ao perder o emprego de supervisor de vendas em uma multinacional, onde desfrutava de um bom salário e muitos benefícios, teria sua vida completamente transformada. Tudo aconteceu ao alugar uma ‘barraca’ em uma galeria do Mercadão de Madureira e investir sua única reserva (R$ 500), em um produto que estava virando ‘febre’ e começava a dominar o mercado: o açaí. De executivo, ele passou a camelô e, em 2009, já era um sucesso em vendas. "Naquela ocasião eu poderia estar desmotivado, triste, mas, ao contrário de muitas pessoas, não esmoreci. Pelo contrário, ao lado de minha esposa, me dediquei e busquei forças em minhas experiências comerciais para avançar”, diz ele que inovou, desenvolveu ‘copos saborosos’, novas receitas e sabores, sendo o primeiro a vender açaí com chantilly, por exemplo. “Meu produto era tão diferenciado que formavam filas para comprar”, conta.
Hoje, passados 15 anos, já são duas fábricas e uma terceira sendo estruturada. De acordo com Vaz, a ideia é ter seis fábricas até 2030. Todas com uma produção robusta, maquinários de última geração e larga capacidade de fabricação. Mas, segundo ele, a história não acaba aqui. “Geramos dezenas de empregos diretos e, diariamente, centenas de empreendedores fazem fila para comprar o produto, que tem o melhor preço do Rio. Além disso, estamos investindo em um call center, em contratação de pessoal e na compra de maquinário para melhor atender aqueles que confiam no nosso trabalho", disse.