TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Dicas para organizar a vida financeira no ano que vem

Disciplina nos gastos e organização financeira são dicas importantes para quem pretende economizar em 2024, ensina pesquisador em finanças

Por Portal Eu, Rio! em 21/12/2023 às 11:13:27

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Todo fim de ano é a mesma coisa. Nas conversas, voltam com força as resoluções de cuidar mais da saúde, encontrar um novo amor, fazer dieta e economizar para realizar alguns sonhos, como comprar uma casa ou fazer uma viagem incrível. Desejos assim precisam de dinheiro para serem concretizados. Mas segundo o pesquisador e especialista em finanças pessoais da Escola de Negócios e Seguros, Carlos Heitor Campani, tudo é possível de realizar, basta investir na organização financeira.

Uma dica valiosa é anotar os ganhos e gastos e evitar comprar por impulso, além de sempre investir o dinheiro que conseguir economizar. “Mas, antes, é preciso entender todas as nuances do investimento que se pretende fazer porque não existe investimento com alto retorno sem o devido risco”, explica Campani.

O professor da ENS também dá dicas de como utilizar o 13º salário para não começar 2024 sem dinheiro para pagar as contas obrigatórias, como IPTU, IPVA, material escolar e matrículas nas escolas, entre tantos outros gastos.

Melhor dica para investir o 13º salário

Em dezembro, a maioria dos trabalhadores recebe o 13º salário. É comum programar férias com a família nessa época do ano. Quem se organizou financeiramente para desfrutar os dias de folga numa viagem, por exemplo, já fica mais tranquilo. Uma dica é não esquecer os impostos que chegam com o ano novo. IPVA, IPTU, material escolar, matrículas nas escolas, creches, faculdades, etc. É bom ter cuidado para não gastar demais em cartões de crédito, pois as contas chegam.

Para quem tem dívidas, o melhor a fazer é quitá-las com o dinheiro extra. E, se puder, não gastar o dinheiro todo do 13º. Para os felizardos que conseguiram economizar durante o ano, o Tesouro Direto é um investimento seguro. "Investe e deixa o dinheiro lá. Primeiro, porque é direto, não se paga taxa, apenas a de custódia, que é uma taxa muito baixinha. E segundo, porque o Tesouro Direto tem alguns diferentes tipos de investimentos: o pré-fixado; o que acompanha a inflação (IPCA) e paga um juro real; e aquele que acompanha a taxa Selic", ensina Campani.

Anotar gastos e guardar comprovantes ajudam na disciplina financeira

Para se organizar financeiramente é recomendável ter algum local para anotar os gastos e ganhos. Pode ser numa agenda, planilha ou documento no computador. As anotações devem ser atualizadas todos os dias. "Tire uma horinha do dia e preencha as informações das despesas e receitas. É bom estar preparado para algum imprevisto que necessite rapidamente de dinheiro na conta. Lembre que pagar juros no Brasil é perder muita grana", diz Campani.

Como não entrar em janeiro no vermelho

A melhor dica é se organizar e ter certeza do que poderá gastar nas festas de Natal e Réveillon. Que aqueles gastos são os que você realmente quer ter, e que eles cabem no seu orçamento. "Você pode gastar, mas precisa ter certeza que vai sobrar dinheiro para pagar as contas do início do ano. Isso é muito importante", afirma Campani.

Dilema entre pagar à vista ou comprar parcelado

"Sem dúvida nenhuma, é melhor poupar para comprar à vista. É sempre possível conseguir um desconto. Pagamentos com Pix podem ser mais vantajosos. Com o dinheiro na mão, o comprador tem o poder de barganha. É mais fácil negociar um menor preço. Para aquelas pessoas que quiserem se planejar para algo maior, como uma boa viagem ou uma casa própria, é bom fazer sobrar no seu orçamento e investir todo mês aquele dinheirinho, poupando sempre. Com o passar do tempo, os juros vão te ajudar a acumular dinheiro para fazer a conta e saber quando você vai ter dinheiro para dar entrada no apartamento ou para comprar um apartamento à vista", conta Campani.

Dica para a vida

A organização financeira é pra vida toda, de acordo com Campani. "O dinheiro deve ser tratado com disciplina. Sempre temos de pensar no amanhã. Primeiro, as contas obrigatórias. O que sobrar é bom poupar. Em média, de 10% a 20% das suas receitas - quem puder chegar a 20%, ótimo. Quem não puder, 10% já é um ótimo começo. Lembrando sempre que a gente só fala em poupar e investir quando não temos dívidas, porque não faz sentido você ter dinheiro investido se está devendo, porque os juros que você vai pagar na tua dívida são muito maiores que os juros que você vai ganhar. Então, faz mais sentido você se planejar para quitar a dívida e depois começar, de fato, a poupar e a investir", conclui o pesquisador em finanças.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.