A circulação de trens no ramal de Saracuruna foi suspensa no trecho entre as estações Saracuruna e Penha Circular, por conta de um intenso tiroteio em Vigário Geral, na Zona Norte do Rio. Passageiros sentaram-se no chão da composição para se proteger dos tiros. Depois tiveram de andar pela linha férrea após a interrupção do serviço.
No ramal Saracuruna, a circulação permanece apenas entre Central do Brasil x Penha, com intervalo de 30 minutos. Entre Saracuruna e Penha Circular, no momento, não há circulação de trens e as estações estão fechadas para embarque e desembarque.
Já na região do Jacarezinho, o ramal Belford Roxo está operando apenas no trecho entre Belford Roxo x Mercadão de Madureira, com intervalo médio de 40 minutos. As partidas da Central do Brasil em direção ao terminal na Baixada Fluminense estão suspensas e o trecho entre Jacarezinho x Cavalcanti fechado para embarque e desembarque.
De acordo com a Polícia Militar, agentes de segurança do 16ª BPM realizaram operação no Complexo de Israel, nas comunidades Paradas de Lucas, Vigário Geral, 5 Bocas, Pica Pau e Cidade Alta, nesta quarta-feira (27). A ação policial aconteceu após a inteligência da Polícia Militar ter descoberto que a quadrilha do criminoso Álvaro Malaquias Santa Rosa, o "Peixão", chefe do tráfico de drogas do Complexo de Israel e um dos bandidos mais procurados do Rio, faria um roubo de carga para angariar recursos a fim de viabilizar a festa de ano novo do bando. Ele é um dos comandantes do Terceiro Comando Puro (TCP) no estado.
Durante a ação, três policiais foram baleados e socorridos pelo Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu: o Sargento PM Leonardo Maciel da Rocha, que estava baseado num blindado da corporação. Os outros dois foram feridos de raspão. Os agentes foram atacados na Avenida dos Democráticos, em Bonsucesso. Com isso, já são 134 agentes de segurança baleados no Rio em 2023, segundo o Instituto Fogo Cruzado. Uma passageira de trem também ficou ferida após cair de um vagão, quando tentava pular na linha a férrea. Três meliantes também foram baleados e quatro fuzis apreendidos.
O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), o Batalhão de Rondas e Controle de Multidão (RECOM) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont) estão em apoio em pontos distintos da Avenida Brasil, nos dois sentidos.
A Supervia declarou, em nota: "ainda durante o início da manhã, uma composição da Supervia apresentou problemas mecânicos, impossibilitando o deslocamento da composição e os passageiros precisaram desembarcar nas estações de Vigário Geral e Parada de Lucas. Por causa de uma ocorrência externa e fora do controle da empresa, que impacta o trabalho das equipes técnicas, o ramal Saracuruna opera apenas no trecho entre a Central do Brasil e Penha, com intervalo de 30 minutos. Entre Saracuruna e Penha Circular, no momento, não há circulação de trens e as estações estão fechadas para embarque e desembarque. A concessionária lamenta o ocorrido, mas reforça que a segurança é uma prioridade para os clientes e os colaboradores. A SuperVia segue avaliando os impactos operacionais para o pleno restabelecimento do sistema".