No CCBB Rio, as famílias começam o ano de 2024 com reforço nas opções de lazer para as férias. O CCBB Educativo Lugares de Cultura ampliou os horários de realização de diversas atividades, com uma programação especial. É o caso, por exemplo, de quem quiser participar das visitas mediadas à exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”, que foi prorrogada até 4 de fevereiro. Serão quatro novos horários disponíveis. Além desses, o reforço das férias inclui novas oportunidades de participação nas atividades Caminhos da Memória-Patrimônio (com inclusão de horários no sábado e domingo), “Livro Vivo” e “Hora do Conto”, ambas com ampliação dos dias da semana disponíveis. As atividades, para todos os públicos, são gratuitas e acontecem no Centro Cutural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).
A atividade Livro Vivo, durante o mês de janeiro, ganha novos dias e horários. Acontecerá às segundas, quartas e quintas, às 13h e 16h, nas sextas, às 16h, além dos tradicionais sábados, domingos e feriados, às 15h. Na atração, o público é convidado a ler uma imagem por meio de livros artesanais confeccionados no projeto Manos Que Cuentan. O trabalho é feito por artesãs e bordadeiras peruanas, que costuram e bordam utilizando retalhos de tecidos de seu país, para apresentar histórias da cultura peruana por meio de texturas e cores.
Nos dias 13 e 27 de janeiro, sábados, às 13 horas, acontecerá a atividade Hora do Conto - Patrimônio Histórias de Memórias. Histórias da cultura popular e da literatura universal serão apresentadas por educadores que, por vezes, são acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.
Além desses reforços de férias, a programação segue com atrações como as visitas mediadas à exposição Década dos Oceanos — I Mostra Nacional de Criptoarte. O evento propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresenta a primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção. As visitas acontecem às segundas e quintas, às 11h e 16h; às quartas, às 16h; sextas, às 11h; sábados, 18h e domingos às 10h.
De acordo com os organizadores, a experiência imersiva reúne criatividade, sustentabilidade e inovação. É uma atividade que se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade.
Já a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960, o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.
Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)