A Diretoria Estadual do SEPE/RJ (Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro) convocou uma paralisação dos profissionais da educação para esta sexta-feira (22/03), a partir das 12h, em protesto pela reforma da previdência anunciada pelo governo federal. A paralisação foi convocada após as Assembleias Gerais da Rede Municipal do Rio de Janeiro, realizada no dia (16/2) e da Rede Estadual, realizada no dia (23/2). A partir daí, a diretoria do Sepe convocou os profissionais de educação das duas redes a manifestação.
Na sexta-feira, o SEPE realizará uma Assembleia Unificada de todas as redes municipais e estaduais do estado do Rio, com uma pauta única sobre a Reforma da Previdência. A Assembleia será aberta e ocorrerá na Praça XV, e deverá ser iniciada com uma apresentação acerca dos ataques à Previdência com o caráter de aula pública.
Segundo a diretoria do SEPE, a reforma da Previdência apresentada, pretende acabar com a aposentadoria especial do magistério, além de criar regras gerais duríssimas, que atingem os funcionários administrativos.
Pelas redes sociais o SEPE, tem instruído os profissionais de vários locais do país, de como se organizarem para a mobilização:
“Professora, por favor, procure o Sepe de sua região e discuta com a diretoria a melhor forma de mobilização para a sua escola; neste link, os endereços das Regionais e Núcleos”.
A paralisação desta sexta-feira é uma mobilização que está sendo convocada por todas as centrais sindicais do País, que convocam para uma greve geral. O ato começa na Candelária, a partir das 16h e culmina com uma caminhada da Igreja da Candelária até a Central do Brasil.
Os atos na sexta-feira, 22, acontecerão em todos os estados e no Distrito Federal Segundo o Sepe, no Rio, outras categorias também irão se mobilizar, cada uma à sua maneira, desde as primeiras horas do dia para debater a pauta diretamente em suas bases e com a população em geral.