O Fluminense volta do Chile com a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana na bagagem. A disputa pela vaga, no jogo de volta, com o Antofagasta, na noite desta quinta-feira (21), terminou numa vitória convincente e merecida para os tricolores. No primeiro confronto, empate sem gols no Maracanã.
A equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz marcou duas vezes, com Everaldo, aos 17 minutos da etapa inicial e Luciano, que perdeu um pênalti e se redimiu aos 23 minutos do segundo tempo. Yony González fez ambas assistências.
O único gol dos chilenos aconteceu também no primeiro tempo, quando o atacante Jason Flores empatou. O empate com gols também servia para o Fluminense avançar na competição, mas o time de guerreiros jogou para vencer e triunfou com 2 a 1 no placar.
Fluminense abre placar e deixa Antofagasta empatar
O Fluminense foi melhor que o Antofagasta no primeiro tempo. Teve inclusive mais posse de bola e não foi covarde, jogando fora de casa. O gol inclusive surgiu da vontade e ofensividade da equipe comandada por Fernando Diniz. Uma roubada de bola do volante Airton, que alcançou o atacante Yony próximo a área adversária. Yony não foi fominha, limpou a área e serviu Everaldo, que mandou para o fundo das redes em chute cruzado, no lado direito do goleiro Hurtado.
Já o empate do time chileno surgiu de uma falha tricolor. Gilberto vacilou e perdeu a bola no meio-campo, a defesa estava aberta e Jason Flores aproveita muito bem a escorada de Figueroa, numa cabeçada sem chance de defesa para o goleiro Rodolfo. 1 a 1 no placar do Estádio Regional de Antofagasta.
Luciano perde pênalti, mas também faz gol da vitória
O Fluminense voltou a jogar bem no início da etapa complementar. Mas aos 13 minutos perde o zagueiro Frazan, que sentiu dores e foi substituído por Paulo Ricardo. Da mesma forma, aos 17, tem a chance de ampliar com a marcação de um pênalti, porém a cobrança é desperdiçada por Luciano. O atacante bateu rasteiro e goleiro saltou bem no canto direito para fazer a defesa.
Luciano se redimiu aos 23 minutos, colocando o Fluminense novamente na frente. Foi um golaço do camisa 18, numa jogada coletiva, iniciada pelo meia Daniel, até chegar a Yony, que novamente serviu ao outro companheiro. O colombiano cruzou pelo lado esquerdo e contou com antecipação do Luciano, que alterou o marcador para 2 a 1, a favor dos visitantes.
Mesmo o Fluminense tendo a vantagem do empate com gols e estando na frente, continuou jogando ofensivamente. Administrou o jogo na medida do possível e o confronto se tornou bem interessante com chances para ambos os lados. Foi recompensado com a vitória e a classificação. A torcida tricolor agora segue feliz e ansiosa para saber quem será o próximo adversário na competição, que vira por sorteio.
ANTOFAGASTA 1 X 2 FLUMINENSE
Data/Hora: 21/03/2019, às 19h15
Local: Estádio Regional de Antofagasta, Antofagasta (CHI)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e John Alexander Leon (COL)
Gol: Everaldo (17/1T) e Luciano (23/2T) para o Fluminense e Jason Flores (25/1T) para o Antofagasta
Cartão Amarelo: Frazan, Bruno Silva, Everaldo e Luciano (Fluminense); Sandoval, Delfino e Felipe Flores (Antofagasta)
ANTOFAGASTA
Hurtado; Fierro (Balboa), Delfino, Asta-Buruaga, Peñailillo; Sandoval, Rojas, Collao (Blanco), Bello; Felipe Flores (Bello) e Figueroa.
Técnico: Gerardo Ameli
FLUMINENSE
Rodolfo, Gilberto, Matheus Ferraz, Frazan (Paulo Ricardo), Caio Henrique, Airton, Bruno Silva, Daniel (Marlon), Everaldo (Ezequiel), Luciano, Yony Gonzalez.
Técnico: Fernando Diniz