O Teatro Rival abre 2024 com novidades. Tudo para comemorar 90 anos de resistência cultural em grande estilo e com muitas surpresas.
Afinal de contas, democracia e ousadia são marcas do Teatro Rival. Por isso, a programação de janeiro terá desde mulheres comandando roda de samba a música gospel, sem deixar de passar pelas purpurinadas drag queens.
Veja os detalhes da programação de janeiro:
"Meu axé" é o show que Enzo Belmonte vai apresentar no Teatro Rival, no dia 9 de janeiro, em homenagem às raízes culturais, históricas e religiosas do Brasil, destacando o profundo elo que une o samba à espiritualidade. O projeto, que mistura umbanda e samba, será gravado para virar produto audiovisual.
O repertório de “Meu axé” traz a riqueza e a diversidade da umbanda, com músicas escolhidas envolvendo saudação a cada entidade, de Exu a Oxalá. No roteiro, ainda tem sambas de Silas de Oliveira e sucessos como “O show tem que continuar” (Arlindo Cruz, Sombrinha, Luiz Carlos da Vila), “Quando a gira girou” (Seginho Meriti e Claudinho Guimarães) e “Coração radiante” (Mauro Júnior, Xande de Pilares e Helinho do Salgueiro).
Nova temporada, novas participantes, novos desafios, novas emoções e mesmas juradas! Vem aí a nona temporada do DragStar. No dia 10 de janeiro, o concurso comandado pela maravilhosa Miami Pink começa a seleção das participantes. As performances serão analisdas pelas juradas Andreia Andrews, Desiree, Karoline Absinto e Ravena Creole, que serão as madrinhas e mentoras das candidatas de seus times.
DragStar é um concurso para drags de todos os estilos e tempo de carreira. Inspirado no formato dos reality shows The Voice e XFactor, o DragStar é um show de talentos que busca encontrar a drag mais completa para receber o título de Rainha DragStar.
Mangueira e Portela vão se unir no palco do Teatro Rival para uma série de cinco shows a partir do dia 4 de janeiro. Idealizado pelo produtor cultural Robson Lo Bianco, o projeto “Velhas companheiras” recebeu esse nome por ser o título de um samba composto pelo saudoso mestre Monarco para celebrar a amizade entre portelenses e mangueirenses ao longo da história. Para comandar os shows, foram convocados Serginho Procópio, da escola de Oswaldo Cruz, e Reizilan Cartola Neto, neto do ilustre mangueirense Cartola.
O repertório vai passear por clássicos de craques como Paulo da Portela, Cartola, Monarco, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Manacéia, Carlos Cachaça, Candeia, Chico Buarque e Tom Jobim.
No dia 11, já está confirmada a participação especial de Zé Luiz, do Império Serrano. Ainda haverá outros convidados para os demais shows.
Um dos nomes mais celebrados da nova geração do jazz brasileiro, Jonathan Ferr apresenta-se no Teatro Rival, no dia 12 de janeiro com o show “Liberdade”, título de seu terceiro álbum. O artista desafia as fronteiras de ritmos, estilos e gêneros como jazz, hip hop, neo soul e música eletrônica neste espetáculo em que cria novas camadas em sua sonoridade urbana.
“Liberdade” é uma performance elétrica do inovador Jonathan Ferr ao lado de seu quinteto formado por bateria, baixo, teclado e sax, enquanto ele segue no vocoder, piano, synth e outras surpresas. O show convida o público a uma viagem cósmica mantendo o tônus afrofuturista que marca a assinatura do artista, chamado de “Garoto estandarte do jazz” pelo jornal El País.
No show, que traça um paralelo entre o passado recente do país e os dias atuais, Fernanda Santanna exibe todo seu talento interpretando músicas potentes como “Maria Maria”, “Como nossos pais”, “O bêbado e a equilibrista” e “Aos nossos filhos”. Acompanham a cantora os músicos Will Magalhães (guitarra), Edu Simões (baixo) e André Fróes (bateria).
Comemorando seus 35 anos de vida, o cantor João Senise sobe ao palco do teatro Rival, no dia 17 de janeiro, para um show inédito com repertório do pop/rock dos anos 1980. No repertório, canções de artistas e bandas que marcaram época como A-há; Cyndi Lauper; Earth, Wind and Fire; Eric Clapton; Hall & Oates; Michael Jackson; Paul McCartney; Rick Astley e Stevie Wonder. O Brasil estará representado com temas de Leo Jaime e Ritchie.
Para este "show-celebração", Senise terá como convidadas três grandes cantoras de diferentes gerações: Áurea Martins, Cris Delanno e Jane Duboc. A direção musical e arranjos são do maestro Gilson Peranzzetta. Completam o time Alexandre Cavallo (baixo elétrico) e Ricardo Costa (bateria).
A cantora Rosana sobe ao palco do Teatro Rival no dia 19 de janeiro com seu novo show: “Vários tons”. No repertório, clássicos da MPB e do pop internacional, além, claro dos sucessos da artista, como “O amor e o poder”, “Nem um toque” e “Direto no olhar”.
Também vai ter novidade! Rosana apresentará as canções de seu novo álbum, “Feitiço”, uma jornada pop/soul empoderada que também faz órbita no R&B, na disco music e no trap.
O dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, vai marcar a estreia da Feijoada do Rival, com a cantora Dorina e o grupo Mulheres na Roda de Samba, formado por Roberta Nistra (direção musical e cavaquinho), Dayse do Banjo (banjo), Katia Preta Nascimento (trombone), Jojo (surdo), Rapha Morret (pandeiro e tantã), Mari (pandeiro), Jessica Nepomuceno (bateria), Aline Colombani (violão), Sandra Negretty (tantã) e Fabi Souza (caixa). Elas terão como convidadas Telma Tavares, Bia Aparecida e Flavia Saolli, e vão homenagear o cantor e compositor Moacyr Luz, que ganhará foto na galeria do teatro.
Com a proposta de levar ao público alegria e a história da resistência das mulheres no samba, elas prepararam um roteiro com sucessos, como ""Zé do Caroço", “Água de chuva no mar” e "Conto de areia". Sempre reverenciando as sambistas que abriram caminhos; caso de Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Alcione, Elza Soares e Tia Surica.
Preparem-se porque a Feijoada do Rival será sempre um programão!
O ano começa, e o Desafio das Drags vem com ainda mais fôlego e muito mais purpurina! Em janeiro, a etapa do concurso será na categoria ANDRÓGINA. As queens prometem entregar incríveis performances combinando vibes masculinas e femininas.
Comandado pela poderosa Samara Rios, o Desafio das Drags conta também com o brilho e o talento de Ravena Creole, Rebeca Savage, Shandra, Kiarah Pucca, Andreia Andrews, Poseidon Drag e Berenice Là-Boom. E para ajudar a julgar a androginia mais bafônica, os jurados fixos Shannon Scarlet e Edson Damazzo vão contar com a participação especial do andrógino Breendon.
O Brasília Amarela promete um show super pra cima, com as músicas dos Mamonas em versões de samba-enredo, marchinha, frevo, ijexá, baião, ciranda e funk. O espetáculo não se limita ao carnaval; na verdade, é uma grande performance. No repertório, além das músicas do único disco dos Mamonas, estão também outras que não chegaram a ser gravadas e sucessos bem-humorados de outros artistas e grupos, como Charlie Brown Jr, Raimundos, Rita Lee e Molejo, reafirmando a diversidade de ritmos e estilos musicais.
O maestro e pianista Gilson Peranzzetta vai homenagear a diva Leny Andrade no dia 26 de janeiro, quando ela faria aniversário, e escolheu o Teatro Rival porque era ali que ela gostava de comemorar rodeada de amigos, como o próprio Peranzzetta. Ele idealizou o espetáculo “Leny Presente”, em que vai apresentar os arranjos que fez para a artista, interpretados por cantores e cantoras que sempre fizeram parte da vida musical e afetiva dela.
Áurea Martins, Cris Delanno, Jane Duboc, Sanny Alves, João Senise, João Maia, Maurício Einhorn e Mauro Senise são os convidados que vão mostrar canções que ficaram marcadas na voz de Leny, como “Estamos Aí”, “Saigon”, “Dindi”, “Alvorada”, “Acontece” e “O sol nascerá”.
Celebrando quase 30 anos de carreira, o cantor, compositor e produtor musical Kleber Lucas apresenta-se no Teatro Rival com o show “Re-nasci”, em que vai receber convidados. Ele vai interpretar sucessos de sua autoria, como "Aos pés da cruz", "Vou seguir com fé" E "Deus cuida de mim", gravado com Caetano Veloso e que fez parte da trilha sonora da novela “Vai na fé”. Essa parceria foi premiada no Multishow de 2023, na categoria de Melhor Música Cristã.
Com duas indicações ao Grammy Latino, 15 CDs gravados, discos de ouro e platina, Kleber Lucas está lançando o projeto "Re-nasci", que mescla influências das décadas de 1980 e 1990 com elementos contemporâneos, incorporando sonoridades da soul music. Esse trabalho dialoga abertamente com diversas expressões religiosas e não religiosas, numa abordagem inclusiva, que reflete o compromisso do artista com a diversidade e a tolerância religiosa, fortalecendo o diálogo em um Brasil plural.
Vem aí a estreia carioca de “Gongada Drag” e em dose dupla! Se você ama comédia, arte drag e divertidas alfinetadas, prepare-se! O fenômeno de público em São Paulo já tem local e data no Rio de Janeiro: Teatro Rival no dia 31 de janeiro. E, nessa primeira edição na Cidade Maravilhosa, a gongada de honra será a sensacioinal Suzy Brasil! Serão duas sessões: às 19h30 e às 22h.
"Gongada Drag" é a fusão entre o estilo "roast" de comédia e a energia criativa das drag queens do Brasil. Reunindo comediantes e drag queens de programas como Drag Race Brasil e Caravana das Drags, o evento também celebra as lendárias drag queens da cena noturna do Brasil, sempre com uma grande homenageada. O apresentador e produtor do evento é Bruno Motta, um dos pioneiros da comédia stand up no Brasil e um dos criadores do fenômeno Furo MTV. No elenco, estão as incríveis Miranda Lebrão, Shannon Skarlett, DesiReé Beck, Frimes, Karoline Absinto e a vencedora do DRBR Organzza! Imperdível!
INFORMAÇÕES SOBRE INGRESSOS PROMOCIONAIS
Além da meia-entrada para estudantes e idosos, prevista em lei, o Teatro Rival tem outros tipos de ingressos promocionais:
CLUBE O GLOBO – 50% de desconto mediante a apresentação da carteira Clube no teatro – válido para a compra de dois (2) ingressos por carteira;
METRÔRIO – 30% de desconto mediante a apresentação do cartão GIRO METRÔRIO na entrada do teatro - válido para a compra de dois (2) ingressos por cartão;
AGENTE MAM e FUNCIONÁRIO MAM RIO – 30% de desconto mediante carteira do programa na validade ou funcional que deverá ser apresentada na entrada do teatro – válido para a compra de dois (2) ingressos por carteira.
INGRESSO SOLIDÁRIO – O ingresso, concedido através de doação, oferece trinta por cento (30%) de desconto em cima do valor do ingresso inteira. Os alimentos aceitos nessa promoção são:
1 kg de arroz;
1kg de feijão ou 2 embalagens com 500g;
1kg de macarrão ou 2 embalagens com 500g;
1 lata de óleo de 900ml.
Caso o cliente não apresente nenhum dos itens informados acima, o desconto será revogado, e a diferença no preço do ingresso deverá ser complementado na bilheteria.