O Centro de Saúde Coletiva Prof. José Manoel Ferreira iniciou o serviço de Teleatendimento em Saúde em Psicologia, se tornando a primeira unidade da rede pública de Petrópolis a ofertar o atendimento remoto aos seus pacientes. A iniciativa da Prefeitura visa dar mais agilidade ao atendimento de quem aguarda pelas consultas, facilitando o acesso aos serviços de saúde.
O teleatendimento em saúde é uma nova modalidade e hoje, municípios de todo o país vêm adotando o método em diferentes áreas da medicina. Para iniciar o serviço na rede municipal de saúde, a Prefeitura recebeu a autorização do Conselho Regional de Psicologia.
“Na nossa cidade, estamos começando pelo atendimento remoto de Psicologia, com os profissionais que atuam do Centro de Saúde. Acreditamos que este é mais um passo no avanço da saúde de nosso município, seguindo uma tendência que resulta em mais agilidade, facilitando assim, o acesso da população aos serviços de saúde”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Os pacientes que serão atendidos por meio da nova modalidade foram encaminhados à unidade pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde. “Eles passaram por uma triagem pelo profissional para ver a disponibilidade de receberem as consultas neste formato. Os atendimentos serão semanais, com horários agendados e de forma online”, explicou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. “Foi enviado o link da consulta por SMS para o paciente e desta forma, ele poderá acessar a sala de atendimento através de celular ou computador, de onde ele estiver”, acrescentou o secretário. “Neste primeiro momento, estamos iniciando o teleatendimento no Centro de Saúde, mas em breve, se alcançarmos os resultados esperados, vamos ampliar este tipo de serviço em outras unidades da rede”, finalizou.