TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Primeiro Concurso Público Nacional Unificado divulga edital com as regras na quarta (10/1)

Inscrições serão abertas no próximo dia 19, e se estendem até 9 de fevereiro, com prova prevista para 5 de maio

Por Portal Eu, Rio! em 08/01/2024 às 07:40:01

Edição inaugural do Concurso Público Nacional Unificado terá provas simultâneas para diferentes carreiras do funcionalismo. Foto: Ascom Ministério da Gestão e Inovação

Faltam dois dias para a publicação dos editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os documentos serão publicados no dia 10 de janeiro, quarta-feira, e trarão informações sobre os blocos temáticos, conteúdos das provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. As inscrições vão de 19 de janeiro até 9 de fevereiro e a realização da prova será no dia 5 de maio.

“Estamos falando de uma metodologia inovadora. A aplicação das provas, por exemplo,que ocorrerá em 220 cidades de todo Brasil, é um feito inédito que exige uma preparação inédita também”, afirmou Regina Camargos, secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Em parceria com a empresa responsável pela aplicação do concurso, a Cesgranrio, o número de cidades foi ampliado para garantir que regiões metropolitanas tenham provas em mais de uma cidade.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Renato Ribeiro, da Rádio Nacional, sobre a preparação para disputar as 110 mil vagas em concursos públicos previstas para este ano no Brasil.

INOVAÇÕES - Além de prever uma inscrição única que valerá para selecionar os candidatos para mais de um órgão, o CPNU tem outras inovações, como a participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame. “Não apresentamos para os órgãos de controle um resultado final, entende? Eles participaram de todas as reuniões e deram contribuições valiosas desde o princípio”, ressaltou a secretária adjunta.

Outra novidade é a busca pela igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos. “Queremos democratizar o acesso a essas vagas. Muitas pessoas sequer conseguiam prestar concursos porque precisavam se deslocar para outros estados, o que muitas vezes é muito dispendioso”, explicou Regina Camargos. De acordo com a secretária, o CPNU deve priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público.

Mais informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado na página do certame.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Ministério da Gestão e Inovação; RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.