TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Projeto Craque do Amanhã, do ex-jogador Ibson, beneficia 400 jovens em São Gonçalo

Mil crianças e jovens distribuídos em cinco unidades nos estados do RJ e SP fazem aulas de futebol e reforço escolar

Por Portal Eu, Rio! em 10/01/2024 às 09:36:09

Fotos: Divulgação

Brilhar nos campos de futebol pelo mundo é o sonho número um de muitas crianças brasileiras, por ser uma chance de mudar sua vida e da família. Mas para realizá-lo, é preciso passar pelas apertadas peneiras das divisões de base que levam até a profissionalização em grandes clubes. No final, somente uma pequena parcela consegue. É nesse momento que entram projetos sociais como “O Craque do Amanhã”, que utiliza o futebol como via de inclusão e transformação social a jovens dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Isso só é possível graças ao apoio de empresas como a Brasilcap, uma das principais patrocinadoras do projeto.

Criado em 2012, o “Craque do Amanhã” é realizado em cinco unidades: Neves e Arsenal, em São Gonçalo, Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e em Santa Isabel, em São Paulo.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, 400 alunos são distribuídos em duas unidades que ficam nos bairros Arsenal e Neves. A turma pioneira do projeto foi aberta há 12 anos, no bairro Arsenal. Lá, 200 jovens, além de jogar futebol, têm atividades pedagógicas, acompanhamento psicossocial, passeios e cursos variados, como o de inglês.

O coordenador Rodrigo Ramos dá ênfase na importante participação dos pais no desenvolvimento das crianças. “Os pais trocam ideias com a equipe de educadores e são ativos nas reuniões e nas atividades desenvolvidas na unidade do Arsenal. Eles têm um canal aberto para a troca de questões individuais dos filhos”, explica Ramos.

Na outra sede da cidade, desde 2019 no bairro de Neves, outros 200 alunos também participam das mesmas atividades. A coordenadora Manuela Leite, como o Rodrigo Ramos, destaca a interação com os pais. Ela diz que eles participam de forma espontânea quando precisam estar presentes em algum evento.

“Os pais sempre relatam para a equipe o desenvolvimento dos jovens no convívio familiar, na responsabilidade com as atividades diárias e escolares. E sobre o respeito às regras do projeto e em casa”, explica Leite.

Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto recebe doações da empresa de capitalização da BB Seguros, que desde 2013 já destinou aproximadamente R$ 2 milhões para viabilizar todas as atividades desenvolvidas pelo projeto, que atende crianças e jovens entre 7 e 16 anos.

O presidente da Brasilcap, Nelson de Souza, enfatiza a importância de apoiar projetos sociais, principalmente os que envolvam educação e esporte. “Há 10 anos apoiamos o Craque do Amanhã. Hoje, já são cerca de mil crianças e adolescentes beneficiados. Nossa missão é transformar vidas, investindo na garantia de direitos e de um futuro promissor. Este é o nosso compromisso social”, explica Souza.

O “Craque do Amanhã” foi idealizado pelo ex-atleta do Flamengo e da Seleção Brasileira Ibson. Ele e o amigo de infância Felipe Espose queriam criar um projeto que proporcionasse educação e esporte para crianças e jovens de escolas públicas. A dupla convidou os também jogadores de futebol Everton Ribeiro, Vagner Love e Paulo Henrique Ganso, além da atriz Juliana Paes, para apoiar o projeto. Todos toparam. E o sonho se tornou realidade.

“O sentimento é de orgulho e felicidade, pois foi muito difícil tirar o projeto do papel. A cada ano que passa, crescemos, com mais unidades, atendendo mais crianças. Poder tirar essas crianças das ruas é muito bacana”, explica Ibson.


Para fazer parte do programa educacional, os alunos devem estar frequentando a escola, tirar notas boas e ter disciplina. O rendimento escolar é fiscalizado pelos instrutores.

O professor de inglês Davi Mendes Miranda entrou para o projeto com 12 anos. Conseguiu uma bolsa de estudos e hoje dá aulas para os alunos do “Craque do Amanhã”.

“Concluí o curso de inglês após três anos de estudos. Graças ao projeto ganhei a bolsa. Hoje, faço parte da equipe do 'Craque do Amanhã' e tenho mais de 100 alunos. É muito gratificante poder ensinar o que consegui aprender”, afirma Miranda.

Além das aulas de futebol, inglês e reforço escolar, cada aluno tem direito a uma cesta básica por mês. O projeto funciona pela manhã e à tarde, o ano inteiro. Só para nas festas de fim de ano e no Carnaval.

Mais informações sobre o “Craque do Amanhã” podem ser obtidas no site: http://www.craquedoamanha.org/home.php



POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.