TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Cirurgia íntima feminina melhora a autoestima

E dá fim ao desconforto físico e emocional da mulher

Por Cristina Ramos em 25/03/2019 às 09:50:36

A cirurgia íntima pode aumentar muito a autoestima da mulher. Foto: Divulgação

O aspecto da região íntima feminina para muitas mulheres pode ser causa de desconforto - tanto físico quanto emocional. A partir do momento, que as mulheres passaram a obter acesso à informação, vieram a ter mais conhecimento sobre seu corpo. E isto possibilitou melhora em relação a autoestima delas.

Para a cirurgiã plástica Laura Aita, especialista do Instituto Pitanguy, a cirurgia íntima ninfoplastia ou labioplastia como também é chamada, pode aumentar muito a autoestima da mulher e seu conforto com o próprio corpo nas relações sexuais. O objetivo desta cirurgia é proporcionar à mulher maior confiança e uma estética íntima "agradável". Fazer uma plástica para melhorar a estética da região íntima deixou de ser tabu. A cada dia esse procedimento tem sido mais realizado".

Segundo Laura, as mulheres procuram a ninfoplastia por vários motivos. As queixas vão do constrangimento sexual ao desconforto para usar biquini, roupas justas e praticar exercícios físicos.

As principais causas, alterações e fatores são:

Causas

* Aumento do monte de Vênus: causando muito "volume" na região púbica e porção inferior do abdômen.

* Aumento dos pequenos lábios da vulva: causam prejuízo estético e funcional - dificuldade nas relações sexuais e exercícios físicos

* Diminuição e flacidez dos grandes lábios: causa de prejuízo estético devido a desproporção que existe entre os grandes e pequenos lábios.

Alterações

As principais alterações que podem ser corrigidas por uma cirurgia íntima ou ninfoplastia são:

* Aumento (hipertrofia) dos pequenos lábios vaginais

* Flacidez e perda de volume dos grandes lábios

* Monte de Vênus caído devido à flacidez ou excesso de gordura

* Monte de Vênus muito volumoso devido ao excesso de gordura

Fatores

* Idade

* Menopausa ou alterações hormonais

* Mudanças bruscas de peso com acumulo ou perda de gordura na região íntima

* Gravidez

* Genética

A melhor maneira de saber se uma cirurgia íntima pode ajudar é agendar uma consulta com um especialista.

"Atualmente, com o maior acesso às fotos de mulheres nuas, ficou mais fácil para as pacientes identificarem aqueles aspectos que são esteticamente desagradáveis nas suas partes íntimas. Mulheres que sentem desconforto ou insatisfação com a "estética" são boas candidatas a uma ninfoplastia, a qual poderá devolver a autoestima e confiança em suas relações. Existem várias técnicas de cirurgia plástica íntima feminina. A técnica escolhida pelo cirurgião plástico será aquela que poderá corrigir as alterações em cada caso. Muitas vezes, a associação de várias técnicas cirúrgicas de ninfoplastia pode ser a que proporcione melhores resultados", ressalta a médica.

Laura Aita relata que os principais tipos de cirurgia íntima feminina são:

* Redução dos pequenos lábios (labioplastia)

* Redução e correção da flacidez dos grandes lábios

* Aumento dos grandes lábios com enxertia gordurosa

* Cirurgia para redução do monte de Vênus

* Cirurgia para levantar o monte de Vênus

"A labioplastia ou redução dos pequenos lábios é indicada para mulheres com muito excesso e flacidez na região. O excesso de pele é retirado melhorando muito a estética do local. As bordas são suturadas com fios absorvíveis não havendo necessidade de retirar os pontos", complementa a médica.

O aumento dos grandes lábios é feito para melhorar a proporção entre os grandes e pequenos lábios.

"Os grandes lábios devem sempre ser maiores que os pequenos. Existem várias técnicas, mas a principal é a colocação de gordura do próprio paciente (lipoenxertia). Em muitos casos, para pacientes que não querem fazer uma cirurgia plástica podem ser usados também preenchimentos a base de ácido hialurônico na região íntima", diz a especialista.

Devido a diversidade de técnicas existentes, as quais necessitam desde uso de retalhos locais até transplante de tecidos, como enxerto de gordura do próprio paciente, o cirurgião plástico é o especialista mais indicado para fazer cirurgia íntima feminina.

"Assim como qualquer cirurgia plástica, a ninfoplastia não é isenta de riscos como infecção, abertura de pontos, hemorragia e cicatrização alterada. A boa notícia, que seguindo os cuidados essenciais para uma cirurgia plástica segura, todos esses riscos podem ser diminuídos. Dessa forma, para que todos os cuidados sejam tomados é fundamental a escolha de um cirurgião plástico com credibilidade e capacitação", complementa Laura.

A cirurgia é feita em maior parte na região externa da genitália feminina e não há qualquer tipo de interferência em futuras gestações. "A pessoa pode engravidar após fazer a cirurgia íntima feminina".

O procedimento é feito com anestesia local ou com sedação dependendo do caso e da preferência de cada paciente. É feito em ambulatório, ou seja, você faz o procedimento e tem alta do hospital poucas horas depois. E a recuperação ocorre da seguinte forma:

"Na primeira semana é recomendado repouso relativo. Dependendo do seu trabalho você poderá voltar a trabalhar no dia seguinte da cirurgia. Atividades físicas como academia podem ser retomadas lentamente após 10 dias, conforme a evolução de cada paciente", completa a médica.

Quanto ao quesito relações sexuais, a especialista aponta que devem ser evitadas por um período de no mínimo duas semanas após a cirurgia. Embora isso seja muito relativo, e possa variar conforme a técnica que foi utilizada para cada caso, a evolução é particular em cada paciente.

Laura conta que cirurgias plásticas combinadas são muito comuns. A cirurgia íntima pode ser feita junto com outras plásticas como colocação de prótese de silicone, lipoescultura, abdominoplastia, rejuvenescimento do rosto. Na minha clínica de cirurgia plástica uma das associações mais comuns é fazer a cirurgia íntima junto com prótese de silicone.

"O preço de uma cirurgia plástica é sempre uma questão complexa, com técnicas diferentes para cada caso. Na avaliação, o cirurgião irá tentar entender as razões físicas e psicológicas pelas quais você está procurando fazer a cirurgia e indicar a melhor técnica de ninfoplastia. A cirurgia plástica está cada vez mais acessível e sempre há possibilidade de você fazer a sua cirurgia com segurança. Mas não se esqueça: jamais economize na sua saúde e escolha um cirurgião plástico somente pelo preço", finaliza Laura.



POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.