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Empreendedores apostam no atendimento do Marketing Digital em 2024

Segundo pesquisa do Sebrae, 70% das micro e pequenas empresas utilizam o método para vendas

Por Portal Eu, Rio! em 27/01/2024 às 10:53:46

Foto: Divulgação

O atendimento online tornou-se uma peça fundamental para a interação entre empresas e clientes, apresentando uma tendência crescente. A humanização desse serviço busca proporcionar uma experiência mais personalizada, empática e eficiente aos usuários. A implementação de chatbots, inteligência artificial e automação tem permitido respostas rápidas e precisas, otimizando a eficiência operacional

Para o especialista em Marketing Digital, Vendas e Atendimento, Alessandro Quraitem, CEO da Digital LABZ, o primeiro ponto é conhecer o perfil do cliente para personalizar as interações com eles. “As empresas podem utilizar dados dos compradores para fornecer um atendimento cada vez mais individualizado treinando a equipe para oferecer respostas mais direcionadas e claras, absorvendo a verdadeira necessidade do cliente. Também implementar canais para feedbacks a eles, garantindo que a todo momento haja interações humanas em meio as digitais, mesmo que seja utilizando chatbots com linguagem bem natural”, explica.

De acordo com a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

Segundo a Hibou, para 53% dos consumidores, o atendimento é o grande responsável pela fidelização. “Um atendimento humanizado aumenta a fidelidade do cliente, proporcionando uma experiência positiva. E já é claro que empresas que oferecem um atendimento mais pessoal se destacam no mercado. Com essa personalização cada vez mais crescente, as empresas podem entender melhor e solucionar eficientemente os problemas dos consumidores”, pontua Alessandro.

O especialista sinaliza quais ferramentas podem ajudar o empreendedor a se destacar, “O uso de Inteligência Artificial para entender melhor as necessidades e comportamentos dos clientes, torna a prevenção de possíveis questionamentos mais facilitados e como consequência a personalização das respostas ainda mais efetiva. Há também o acesso às novas tecnologias imersivas, simulando a experiência do atendimento presencial que vem sendo testada em diversos lugares do mundo e prometem ser um sucesso no atendimento digital e personalizado”, exemplifica Quraitem.


Alessandro Quraitem, especialista em Marketing Digital. Foto: Divulgação

Por fim, é importante lembrar que tudo precisa ser feito com planejamento, para que o atendimento ao cliente tenha um retorno efetivo e o alcance seja cada vez maior, já que a internet possibilita essa conexão. “O marketing digital não possui fronteiras. Através da utilização de plataformas globais como as próprias redes sociais é possível alcançar um público amplo, independentemente da localização geográfica, gerando cada vez mais visibilidade, atraindo novos clientes de diversas regiões do mundo através de conteúdos relevantes e direcionados”, finaliza Alessandro Quraitem.



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