TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Casa do ex-presidente Bolsonaro é alvo da Operação Vigilância Aproximada

PF executou mandados de busca e apreensão em outros oito endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro

Por Portal Eu, Rio! em 30/01/2024 às 07:35:21

Casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Angra dos Reis foi um dos alvos da Operação Vigliância Aproximada, que investiga monitoramento de pessoas pela Abin. Foto: Reprodução Internet

A casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Angra dos Reis, foi um dos alvos da operação realizada, nesta segunda-feira (29), pela Polícia Federal, que investiga os possíveis destinatários de informações obtidas com uso ilegal do aparato da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Bolsonaro passou a noite no local na companhia de três filhos, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, que é o principal alvo da operação. Na noite de domingo (28), os quatro fizeram uma live nas redes sociais.

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, declarou, nas redes sociais, que Bolsonaro saiu para pescar com os filhos às 5h, antes que os agentes da PF chegassem a sua casa.

Wajngarten também escreveu que nenhum computador de quem quer que seja foi encontrado na casa ou no gabinete de Carlos. Alguns veículos da imprensa noticiaram que computadores da Abin teriam sido encontrados com Carlos, e a agência declarou que vai investigar o caso.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da RadioAgência Nacional sobre os desdobramentos da Operação Vigiliância Aproximada.

Segundo as investigações, Carlos Bolsonaro seria a principal pessoa da família Bolsonaro que recebia informações ilegais da Abin. Os agentes também investigam a suspeita de que o vereador seria o mentor do suposto esquema de espionagem ilegal.

Entre os nove endereços que foram alvo dos mandados de busca e apreensão, além da casa de Bolsonaro, em Angra, estão a casa de Carlos, no condomínio Vivenda da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e seu gabinete na Câmara de Vereadores.

Esta ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira (25), que investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin, com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas de interesse.

O principal alvo foi o ex-diretor da Agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem, que tem uma conhecida relação de proximidade com Carlos.

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.



Por Portal Eu, Rio!

Fonte: RadioAgência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.