Vasco e Flamengo não saíram do zero no primeiro "clássico das multidões" do ano, no Maracanã. A partida, que foi válida pela sexta rodada da Taça Guanabara, foi recheada de emoção, com direito a zagueiro salvando gol em cima da linha e pênalti perdido aos quarenta e cinco do segundo tempo. No fim das contas, o empate não foi bom para nenhuma das equipes. Com o resultado, Vasco e Flamengo continuam fora da zona de classificação para as semifinais. O Gigante da Colina permaneceu na sétima colocação, com nove pontos, mesma pontuação do Mengão, que ocupa a sexta posição.
A partida
Foi um primeiro tempo de propostas bem claras de ambas as equipes. Enquanto o Flamengo tentava dominar o meio-campo e pressionar a saída de bola adversária, o Vasco buscava uma transição rápida através de bolas longas, principalmente para David, que explorava as costas de Wesley. O Flamengo foi quem levou perigo primeiro, por duas vezes, ambas de cabeça, uma com Arrascaeta e outra com Fabricio Bruno. Mas foi o Vasco quem teve a melhor chance dos primeiros 45 minutos, com uma cabeçada de Vegetti, que passou por Rossi e se encaminhava para o gol até que Léo Pereira tirou a bola em cima da linha.
O segundo tempo começou diferente, a começar pela troca de uniforme do Flamengo, que voltou a campo com sua camisa número 2, já que a tradicional rubro negra, que começou o jogo, se confundia um pouco com o preto usado pelo Vasco. Além da mudança de camisa, o que também mudou foi a postura vascaína. Com uma marcação mais agressiva, o Vasco equilibrou o domínio rubro-negro no meio campo e chegou com perigo algumas vezes. A principal chance saiu mais uma vez dos pés de Vegetti que, após falha de Rossi, chutou e foi travado por Léo Pereira que, ainda caído, atrapalhou a segunda tentativa do argentino, que acertou a trave antes do goleiro Rossi ficar com a bola. Com o passar do tempo e as alterações, o Flamengo voltou a controlar o jogo e o Vasco passou a maior parte do tempo jogando na defesa, mas conseguiu controlar bem as ações do Flamengo. Na reta final do jogo, aos 45 minutos, quando tudo parecia controlado, João Victor cometeu pênalti em Arrascaeta. Gabigol foi para a cobrança e bateu muito mal. Léo Jardim pulou em seu canto esquerdo para fazer a defesa e não dar rebote, segurando o 0 a 0 no placar.
Agora, na sequência do campeonato, o Rubro-Negro tem mais um clássico pela frente, desta vez diante do Botafogo, na próxima quarta, às 21h30, no Maracanã. Já o Gigante da Colina recebe o Audax Rio, na quinta, às 21h15, em São Januário.
FICHA TÉCNICA
Flamengo 0 x 0 Vasco
Campeonato Carioca
Local: Estádio Jornalista Mário Filho - Maracanã
Data/Horário: 04 de fevereiro de 2024, 19h
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Varela; Pulgar, Gerson, Arrascaeta; De La Cruz (Luiz Araújo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Gabi).
Técnico: Tite
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Medel (Rojas), Léo, Lucas Piton; Zé Gabriel, Jair (Matheus Carvalho), Payet; David (Adson), Vegetti.
Técnico: Ramon Díaz
Cartão Amarelo: Léo, David, Matheus Carvalho, João Victor, Paulo Henrique e Payet (VAS) / Pulgar e Gerson (FLA)