Está por fora quem ainda, na atualidade, repete a máxima "mulher no volante, perigo constante". O aplicativo de transporte feminino onde apenas mulheres podem ser motoristas e passageiras, chamado Lady Driver, presente em algumas cidades do Rio de Janeiro desde o ano passado, completa um ano em março. No mês em que as mulheres são exaltadas pelas comemorações, é celebrado o sucesso de mais de nove mil mulheres cadastradas somente em Nova Iguaçu, o que representa um aumento significativo na renda de milhares delas.
Os dados foram revelados pela Embaixadora do app na Baixada Fluminense, a advogada e empresária Bianca Daher, que já faz novos planos para alavancar a carreira de outras mulheres, as "mãetoristas". Segundo ela, o app Lady Driver trabalha com percentual de 75% fixo nos pagamentos, taxa superior aos demais aplicativos e onde as passageiras ainda têm o conforto de "favoritar" as suas motoristas para as corridas personalizadas.
"O app se tornou uma fonte de renda para muitas mulheres, além de ser um serviço personalizado e seguro para as passageiras que organizam suas tarefas com as corridas previamente agendadas. Estamos falando de uma renda aproximada de três mil reais ao mês, rodando cerca de três horas por dia, o que pode ser ainda maior de acordo com a disponibilidade de cada integrante", explica Bianca.
É o que confirma a ex-copeira de hospital e atual motorista do app, Virgínia Alves, de 42 anos. Ela conta que o banco traseiro do carro virou um verdadeiro divã. Por lá, mulheres compartilham suas histórias de vida e se ajudam num bate-papo durante as corridas.
"Estou há cinco meses e muito feliz pela minha escolha. Saí de um antigo trabalho onde eu acabava não tendo tempo de qualidade para mim e a minha família. Agora, com horários flexíveis que eu escolho ter na minha agenda, chego a superar a faixa salarial que tinha antes. O trabalho é leve e divertido, pois fazemos amizades. É algo mais seguro para todas. Conheci a Lady Driver pelas redes sociais, me cadastrei, e divulguei para minhas amigas. Hoje sou a 'chofer' particular de algumas delas", brincou Virgínia, que chega a realizar uma média de doze corridas ao mês.
Concorrência de peso com a chegada do On Demand
O serviço que antes só funcionava com as corridas agendadas, agora funcionará com as chamadas instantâneas, como tradicionalmente fazem os outros apps. A previsão da abertura de sinal é para o dia 19 de fevereiro. O Lady Driver é conhecido por ser o único app no Brasil autorizado a transportar crianças de 8 aos 16 anos desacompanhadas do responsável, através do Lady Kiddos, onde as “mãetoristas” oferecem um serviço de cuidado e responsabilidade com o menor, tendo ainda um seguro específico contra riscos e acidentes. Além deste, idosos também têm um serviço diferenciado, onde a passageira solicita o Lady Care. Somente para esses serviços (Lady Care e Lady Kiddos), meninos e idosos (homens) podem usufruir do serviço.