TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Bloco Gargalhada, de inclusão social, leva alegria a Vila Isabel

Agremiação momesca terá como tema deste ano a reciclagem e a sustentabilidade

Por Portal Eu, Rio! em 07/02/2024 às 15:12:51

Fotos: Divulgação

Um bloco carnavalesco une, no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo lugar, cadeirantes, cegos, anões, surdos, portadores de Síndrome de Down, autistas, deficientes intelectuais e outras pessoas com necessidades especiais, com participação também dos que não as têm. O Bloco Inclusivo Gargalhada, que desfila no domingo de carnaval (11/02), com concentração às 15h e desfile, pela Avenida 28 de Setembro, em Vila Isabel, às 16h. A agremiação momesca da diversidade e igualdade sai no mesmo local da Zona Norte do Rio de Janeiro, desde 2005, reunindo centenas de pessoas.

Reciclagem e Sustentabilidade

O Bloco Gargalhada conquistou a simpatia dos foliões pela irreverência, alegria e exemplos de superação, refletidos na prática por seu lema: "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”. A agremiação carnavalesca foi fundada por Yolanda Braconnot, mãe de um surdo e atual presidente, e Francisco Soares, já falecido.

Este ano, o Gargalhada chega com força total. Além da inclusão das PcD, vai levar para as ruas o tema "Reciclando em uma VIA de Gargalhadas", chamando a atenção para questões como reciclagem, economia circular e a responsabilidade da população com omeio ambiente.

Outra novidade de 2024 é que o bloco firmou parceria com a VIA Vila Isabel – Associação de Moradores e Comerciantes do bairro - e o desfile contará com a presença de dois personagens ilustres: um cover de Noel Rosa, símbolo local, que também era um cidadão com necessidades especiais, e a Presidente de Honra do bloco, Lizete Braconnot, uma cadeirante de 93 anos e foliã muito animada, que samba sentada.

Além da parceria com a VIA, o GARGALHADA também conta com o apoio e participação do Movimento Nós na Fita, Samballet, Dancing Down, Federação de Surdos e Ala da Inclusão, entre outras associações de PcDs.


Samba-Enredo ensina e incentiva a reciclagem

O samba "Reciclando em uma VIA de Gargalhadas", composto por Waldir Domingues Lopes (cego) e Cheila Felton, é interpretado por Dudu Fagundes (também cego). Além de animar os foliões, vai estimular e ensinar sobre reciclagem e comportamentos ecologicamente sustentáveis, com sua letra fácil, divertida, vibrante e contagiante.

Samba 2024: Reciclando com o Gargalhada

Ei você aí cidadão, não jogue seu lixo no chão!!!

Ei você aí cidadão, não jogue seu lixo no chão!!!

O Gargalhada, vai te ensinar como reciclar!!!

Cápsula de café, Garrafa Pet, Copinho e Plástico.

Quando chove, tudo corre para os rios e o mar!!!

A vida marinha, vai acabar!!!

Ei você aí cidadão, não jogue seu lixo no chão!!!

Ei Você aí cidadão, não jogue seu lixo no chão!!!

Dias de sol, areia limpa,

rios para banho tomar,

vidas marinhas, vão se alegrar!!!

Há Há Há

vamos com o Gargalhada comemorar!!!

Serviço

• Data: Domingo de Carnaval – 11 de fevereiro

• Concentração: 15 horas

• Local: Boulevard 28 de Setembro, 386 (em frente ao Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Isabel

• Desfile: 16 horas

• Percurso Boulevard 28 de setembro, 386 até Boulevard de Setembro, 174 - VIA – Vila Isabel Associação Moradores e Comerciantes


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.