O que tem em comum as "sisters" Yasmim Brunet e Wanessa Camargo, participantes do Big Brother Brasil 24? Além de famosas e estarem no grupo "Camarote" do jogo, elas são adeptas do vegetarianismo e veganismo, respectivamente. Essa parcela da população tem crescido rapidamente. Porém, muitos se perguntam: de onde vêm as fontes de proteína de quem é adepto dessas modalidades de alimentação? "A resposta está nos legumes. São ricos em fibras, vitaminas e minerais, como o ferro, essenciais para uma alimentação nutricionalmente adequada”, explica a nutricionista Luana Godinho.
“As leguminosas não são apenas alimentos nutritivos, mas também opções multifuncionais na culinária. Dessa forma são capazes de se adaptar a uma infinidade de preparações. Do grão-de-bico às lentilhas, esses ingredientes auxiliam em uma alimentação saudável e cheia de sabor”, ressalta Luana.
A nutricionista exemplifica quais alimentos fundamentais na dieta das pessoas: grão de bico, lentilha, feijão, ervilha e sopas.
Foto: Divulgação
“Esse grupo de alimentos é muito famoso e presente no cardápio dos brasileiros diariamente. São ricos em proteína de origem vegetal, o que os torna extremamente importantes, principalmente para pessoas que não comem alimentos de origem animal ou que estão em locais onde carnes e laticínios não estão disponíveis ou economicamente acessíveis. Quando possível, sempre combine com arroz, tornando esse prato uma fonte completa de proteínas. Por serem ricos em fibras, aumentam a saciedade e diminuem a absorção da glicose. Sendo assim, também são recomendados para o tratamento de pessoas com diabetes. Quando consumidas junto com uma fonte de vitamina C, como um suco de laranja ou um tempero com limão, as leguminosas fornecem alto teor de ferro para o organismo, auxiliando também na prevenção e tratamento de anemias", conclui a profissional.