TOPO - PRINCIPAL 1190X148

"Quarenta Anos do Sambódromo" é tema de Concurso Internacional de Fotografia

Certame elegerá as 80 fotos mais criativas de fotógrafos amadores e profissionais de momentos únicos vividos na Passarela do Samba

Por Portal Eu, Rio! em 15/02/2024 às 09:39:48

Fotos: Divulgação/Edinho Alves

Se você tem como hobby a fotografia ou é um profissional da área em busca de visibilidade para o seu trabalho, até o próximo dia 31 de março estão abertas as inscrições para o "Concurso Internacional de Fotografia – Apoteose 40Anos". A iniciativa foi idealizada pelo Programa Memorável Samba, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e tem o apoio institucional da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do projeto Samba Global, do Centro de Referência e Informação de Arte e Cultura Brasileira (CRIAR).

A iniciativa visa celebrar a trajetória de quatro décadas do Sambódromo carioca, de forma democrática e colaborativa, homenageando o maior palco da cultural popular brasileira dedicada ao samba. O objetivo também é homenagear, mas pelos olhos do público, os idealizadores do sambódromo e da praça da Apoteose, o antropólogo Darcy Ribeiro e o arquiteto Oscar Niemeyer,.

“A nossa ideia é a criação de um grande acervo de imagens que possam retratar a memória afetiva, coletiva e popular dos 40 anos do sambódromo para futuras gerações, fonte para pesquisas acadêmico-científicas e exposições sobre samba e carnaval, afirma o professor Jair Martins de Miranda, idealizador do concurso, e coordenador do Laboratório de Preservação Acervos Digitais e do Programa Memorável Samba, da UNIRIO.

O concurso selecionará, através de comissão julgadora, 40 fotografias para cada categoria amador e profissional, inscritas até o dia 31 de março de 2024. Na primeira etapa, os interessados devem seguir o Instagram @apoteose40anos marcando o perfil com a hashtag #apoteose40anos Os representantes das imagens pré-selecionados serão avisados via direct. Na segunda fase, que começa em 28 de abril de 2024, os escolhidos deverão se reinscrever, descrever e contextualizar suas fotos, via formulário no site: www.apoteose40anos.com.br

O resultado final será anunciado em evento presencial, site e nas redes sociais do concurso em 30 de junho de 2024. Informações sobre o edital estão disponíveis no site oficial do concurso.

SERVIÇO:

Concurso Internacional de Fotografia - Apoteose 40 Anos

Período de inscrições: De 5/02/2024 até 31/03/2024

Informações: www.apoteose40anos.com.br

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.