A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu nessa terça-feira (20) manter multas que somam mais de R$ 100 milhões contra a concessionária de energia Enel. A penalidade é devido a falhas registradas entre 2019 e 2021 na cidade de São Paulo.
Entre os recursos, a distribuidora questionou a multa de R$ 12 milhões por falhas no atendimento a consumidores, devido a problemas no fornecimento de energia, em janeiro de 2019. Naquela ocasião, mais de 400 mil consumidores foram prejudicados depois de desligamento em linha de transmissão e estações, com danos em instalações e equipamentos elétricos.
A Aneel entendeu que a distribuidora demorou três dias para tomar conhecimento da gravidade e da extensão dos danos. Além disso, a concessionária ainda indeferiu, indevidamente, alguns processos de consumidores que buscaram ressarcimento de prejuízos.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem de Leandro Martins sobre a decisão da agência reguladora da energia, Aneel, de manter multas milionárias contra as falhas sucessivas de fornecimento pela Enel.
Em outro recurso, a agência decidiu manter a multa de R$ 95 milhões, por descumprimento, pela concessionária, de indicadores de qualidade da prestação dos serviços de energia. Neste caso, em 2021.
E a última multa aplicada à Enel, de R$ 165 milhões, é relativa ao apagão de novembro do ano passado, em São Paulo e região metropolitana, que afetou mais de dois milhões de pessoas. Nesse caso, o valor ainda está em discussão.
Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional