O primeiro lote das vacinas contra a dengue para aplicação na faixa etária de 10 a 14 anos deverá ser entregue ao estado pelo Ministério da Saúde ainda nesta quinta-feira (22). A previsão do Ministério é alcançar até a primeira quinzena de março 521 municípios do país, que registraram alta transmissão de dengue nos últimos dez anos. A lista prioritária também levou em conta a população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.
No caso do Rio de Janeiro, mais de 230 mil doses serão enviadas à Central Geral de Armazenamento da Saúde, em Niterói, Região Metropolitana.
O público alvo desta remessa está na área que abrange a capital e municípios da Baixada Fluminense.
A chegada das vacinas acontece um dia após o governo do estado decretar epidemia de dengue no Rio de Janeiro. A medida foi tomada devido ao crescimento do número de casos. Até o momento, foram feitas 53.400 notificações, o que equivalente a cerca de 332 casos por 100 mil habitantes. Oficialmente, cinco pessoas morreram este ano.
Outra ação anunciada pelo governo fluminense foi a criação do Observatório Dengue, que utiliza tecnologia de ponta e uma equipe técnica de plantão, dedicada a monitorar, apoiar e dar respostas rápidas às emergências relacionadas à doença nos 92 municípios do estado. Essas ações fazem parte da segunda etapa do Plano Estadual de Combate à Dengue.
Fonte: Agência Brasil