A força-tarefa especial de ordenamento urbano da Prefeitura do Rio na região da Praça Saens Peña, na Tijuca, avança para o segundo dia consecutivo nesta sexta-feira, dia 29. Ontem, primeiro dia da ação coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), foram apreendidos 487 itens (como acessórios de celular, mídias piratas, bebidas, botijões de gás e até um ventilador), além de 20 quilos de doces e frutas de ambulantes irregulares. O material foi levado para o depósito público de Bonsucesso.
A Vigilância Sanitária realizou ainda seis inspeções e interditou um restaurante, e a Comlurb podou 10 árvores na Praça e recolheu uma tonelada de resíduos. Também foram feitas 14 abordagens à população em situação de rua e removidos quatro veículos por estacionamento irregular.
Ação preparatória - A atuação faz parte da fase preparatória do programa "Cuidar da Cidade" - mutirão de serviços de zeladoria da Secretaria Municipal da Casa Civil para atender áreas de maior concentração de chamados via canal 1746 -, que será levado ao bairro já na próxima semana.
Sem data para encerrar, a ação envolve agentes de 11 órgãos municipais, além do apoio do Tijuca Presente e da Polícia Militar, para realizar diversas atividades de fiscalização. Entre elas, a do controle urbano e licenciamento do comércio ambulante e lojista, do estacionamento irregular e do transporte complementar (de vans e kombis), das normas sanitárias visando assegurar que mercadorias oferecidas à população estejam dentro dos padrões de consumo e da legalidade.
Órgãos - Integram a operação a Subsecretaria de Operações (Subop), Guarda Municipal (GM-Rio) e coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e Especial de Transporte Complementar (CETC), ligadas à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Secretaria Municipal de Fazenda; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), a Cet-Rio, Rioluz e Comlurb.