Formalmente lançado em novembro de 2023, em concorrida sessão pública realizada na UERJ, o Fórum Estadual de Gestão Democrática da Educação do Rio de Janeiro (FORGEDE-RJ), que tem como patrono o professor Jorge Najjar, ex-docente da UFF, instalou hoje (01/03) a sua Coordenação Colegiada, composta por Waldeck Carneiro, Malvina Tuttman, Lea Gaudenzi, Pablo Bispo dos Santos, Flávia Araujo e José Carlos Madureira.
Além da Coordenação Colegiada, o FORGEDE-RJ também tem um Conselho Consultivo, formado por profissionais da educação básica e superior, de diferentes instituições do Rio de Janeiro. A principal missão do fórum é aprofundar o debate sobre gestão democrática da educação na sociedade fluminense, em especial por meio da interlocução com diretoras(es) e equipes dirigentes/coordenadoras de escolas de educação básica, de modo a contribuir para a consolidação daquele princípio nos diferentes contextos escolares.
O Fórum promoverá audiências públicas itinerantes no RJ, tendo como referência, no ano de 2024, o Eixo IV do Documento Final da CONAE 2024, que trata da pauta da gestão democrática da educação. Na organização das audiências nos territórios, o FORGEDE-RJ, também chamado de "Fórum Najjar", buscará parcerias com os fóruns municipais de educação, com os sindicatos dos profissionais da educação, com o GAFCE-RJ, com a UNCME-RJ, com entidades do movimento estudantil, com a ADERJ e com as faculdades de educação das universidades.