Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Concurso público

São Gonçalo abre concurso na educação inclusiva

São 435 vagas para os cargos de profissionais de apoio especializado, interprete de libras, braile e atendimento educacional domiciliar e hospitalar


Foto: Defensoria Pública

Em atendimento à recomendação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura de São Gonçalo publicou edital de concurso público para preenchimento de 435 vagas de professoras(es) na rede municipal Educação Especial e Inclusiva. No documento, a DPRJ destacou a necessidade de realização do concurso para preenchimento das vagas para os cargos de profissionais de apoio especializado, interprete de libras, braile e atendimento educacional domiciliar e hospitalar (AED/H).

A defensora pública Mariana Lins e Silva, do 6º Núcleo de Tutela Coletiva, explica que há a expectativa de preenchimento de 414 vagas de apoio especializado, nove de intérprete de libras e de braile, e três de AED/H, dentre outros cargos do quadro da Secretaria Municipal de Educação.

- A atenção à nossa recomendação mostra que é possível haver sensibilidade no poder público para as necessidades das crianças com deficiência, avançando no processo de tornar a escola acessível, com a garantia do direito à educação de todas elas, sem discriminação. - defende.

O edital foi publicado em janeiro, com a primeira etapa da prova marcada para o dia 24 de março (objetiva e discursiva). A data prevista para divulgação do resultado é 17 de maio. O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência da DPRJ (Nuped), Marina Lopes, um número maior de professoras e professores de apoio representa um avanço para a educação especial na perspectiva inclusiva.

- A abertura do concurso demonstra como a atuação coletiva da Defensoria Pública, na seara extrajudicial, pode ser efetiva, pois além de termos enviado a recomendação, fizemos diversas reuniões com as Secretarias de Educação, demonstrando a necessidade do aumento do número de profissionais. - conclui Lopes.
concurso educação inclusiva São Gonçalo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!