Será lançado, nesta sexta-feira (15), o livro "Marketing Político e Eleitoral", na Livraria Travessa Ipanema, Zona Sul do Rio, a partir das 19 horas. O evento contará com a presença dos autores, o professor e estrategista político, Paulo Loiola, e a doutora em ciência política, Carolina Almeida de Paula. Além deles, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima da cidade do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, também estará presente.
A produção surgiu a pedido da direção da Uninter, instituição em que ambos fazem parte do corpo docente, para compor a graduação em gestão de partidos políticos. Segundo os autores, o objetivo da publicação é equilibrar as experiências práticas e teóricas. “A Carol entra mais com a pegada da pesquisa e eu entro com a gestão das campanhas, efetivamente, no dia a dia, com a realidade delas”, explica Paulo.
“A gente fala um pouco de teorias de partido político, de voto, como desenhar um eleitor, como fazer um diagnóstico, como planejar. Tem uma parte forte também de pesquisa e levantamentos de dados”, completa.
Paulo reforça ainda que o planejamento de uma campanha eleitoral é uma etapa decisiva que envolve a definição de metas claras, a identificação de eleitores-alvo, o mapeamento de territórios eleitorais e o estabelecimento de estratégias de comunicação eficazes. “É importante considerar a elaboração de um cronograma detalhado, que inclua todas as atividades, desde a pré-campanha até o dia da eleição”, acrescenta.
“Escrevemos o livro com o objetivo de ser um referencial de orientação para profissionais que desejam trabalhar com campanhas políticas, como candidatos ou os que ocupam postos de decisão em uma campanha. Especialistas em marketing, comunicação, pesquisa e análise de dados podem fornecer orientação especializada e ajudar a implementar as estratégias mais adequadas para a campanha”, finaliza.
Serviço
Lançamento livro Marketing Político e Eleitoral
Livraria Travessa Ipanema
15 de março, 19 horas
Entrada gratuita
R. Visc. de Pirajá, 572 - Ipanema, Rio de Janeiro