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Lojas oferecem até 80% de desconto neste Dia do Consumidor

Especialistas dão dicas de como fazer boas vendas e fidelizar clientes

Por Portal Eu, Rio! em 15/03/2024 às 11:37:45

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Dia do Consumidor celebrado nesta sexta-feira (15), foi criado para promover a conscientização sobre os direitos dos consumidores e a importância da proteção do consumidor, além de incentivar práticas comerciais mais justas e transparentes por parte das empresas. Estima-se que algumas empresas promoverão ofertas de até 80% de desconto.

Para o especialista em Empreendedorismo, Vendas e Atendimento, Ronan Mairesse, a data é uma ótima época para quem decide empreender. “O dia do consumidor é uma ocasião que os lojistas devem parar, pensar e criar estratégias que chamem a atenção dos clientes para a sua loja. Sempre digo que existe um tripé que deve ser observado: campanha inteligente, loja decorada e comunicação alinhada. As redes sociais, mensagens de WhatsApp, propagandas de rádio e TV, decoração da loja e site, devem estar alinhados com a estratégia desenvolvida, criando o que chamamos na psicologia da venda de ‘multicanal’, ou seja, não interessa para que lado o cliente olhe, irá perceber o movimento do seu estabelecimento alinhado ao seu desejo de compra’, explica.

Com uma forte oportunidade de vendas, é preciso utilizar uma abordagem estratégica para atrair clientes e fazer eles retornarem para novas compras. “O melhor momento para vender para um cliente que recém-comprou, é esperar alguns dias e entrar em contato para fazer um pós venda e oferecer um benefício exclusivo. Para você ter uma ideia, cerca de 10 a 15% dos clientes que compraram em uma semana, retornam para comprar na outra se o lojista tiver uma estratégia específica para esse tipo de cliente. Qual o problema? Muitas vezes na ânsia de vender, vendedores e gerentes autorizam preços especiais para clientes que não fazem parte desse grupo quebrando a assim a credibilidade da campanha”, exemplifica Ronan.

No contexto do comércio eletrônico, as empresas precisam estar atentas às estratégias para abordagem e retenção de clientes, que podem refletir no sucesso das campanhas e lucro. Para o especialista em Marketing Digital e Growth, Alessandro Quraitem, CEO da Digital Labz, a abordagem mais eficaz para a implementação de promoções envolve a personalização e a criação de valor na marca. “Isso significa oferecer descontos e promoções que se alinham aos interesses e ao histórico de compras do consumidor, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade e a percepção da marca. Além disso, é fundamental engajar os clientes com experiências únicas, como acesso antecipado a produtos ou ofertas exclusivas para membros, fortalecendo assim a lealdade à marca. A utilização de análise de dados para entender melhor o comportamento do consumidor pode orientar essas estratégias, garantindo que as promoções sejam relevantes e valorizadas pelos clientes, sem comprometer a integridade dela”, analisa.

Assim como nas lojas físicas, a presença digital é importante para o sucesso das vendas. “Para destacar os diferenciais de um produto ou serviço no comércio online, é crucial investir em conteúdo de alta qualidade que comunique claramente sua proposta única de valor, incluindo imagens detalhadas, vídeos e descrições robustas. A personalização da experiência de compra, através de recomendações baseadas em comportamento do consumidor, também ajuda a destacar a relevância dos produtos para cada cliente. Utilizar feedbacks e avaliações de clientes de forma clara na página do produto pode reforçar a confiança e validar a qualidade. Além disso, oferecer um excelente serviço de atendimento ao cliente e políticas de devolução sem ‘letras pequenas’ ou ‘algo escondido’ são práticas essenciais para construir um relacionamento duradouro e incentivar conversões. Implementar estratégias de marketing digital, como Tráfego Pago e Orgânico, também é fundamental para aumentar a visibilidade e atrair clientes qualificados”, finaliza Alessandro Quraitem

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