Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Emergência em Petrópolis

Balanço das chuvas no Rio: número de mortes sobe para oito

Cidade serrana de Petrópolis é uma das mais afetadas pelos deslizamentos


Desabamento atingiu cemitério de Petrópolis. Foto: Divulgação

As fortes chuvas que estão atingindo o Rio de Janeiro desde a manhã de sexta-feira (22) já deixaram um rastro de tragédia. O número de mortes em função dos temporais já chega a oito. A cidade serrana de Petrópolis é uma das mais afetadas pelos deslizamentos. Um morador foi encontrado sem vida num soterramento que aconteceu na tarde de ontem. Neste sábado (23), uma criança de 4 anos foi resgatada com vida pelos Bombeiros. A menina ficou soterrada por mais de 16 horas após um edifício desabar no bairro Independência. Na parte da tarde, em Teresópolis, os Bombeiros encontraram na comunidade da Coreia o corpo de um adolescente, que não teve a identidade divulgada. As previsões meteorológicas indicam mais chuvas para este domingo (24).

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, decretou estado de emergência na cidade. Até o momento, foram contabilizados 75 deslizamentos e há risco de novos desastres, segundo a Defesa Civil. O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), está na cidade, onde passará o final de semana. O Exército também foi mobilizado para prestar auxílio, de acordo com Castro. O secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, está também em Petrópolis, a pedido do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

De acordo com os registros da Defesa Civil de Petrópolis, mais de 150 chamados foram recebidos até a noite desta sexta (22), a maioria deles relacionados a deslizamentos. O bairro Independência foi o mais impactado pelos temporais, onde foi registrado o desabamento de um edifício e o soterramento de ao menos sete pessoas, cinco delas foram resgatadas com vida.

Outras áreas afetadas são o bairro de São Sebastião e a região localizada nas mediações do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). A prefeitura informou a abertura de 67 pontos de apoio e cerca de 333 pessoas já foram acolhidas. Somente em 12 horas, foram registrados 230 milímetros de precipitação em Petrópolis, com o total alcançando 270mm, às 22h. O Rio Quitandinha transbordou e a Rodovia BR-040 foi interditada devido a deslizamentos de terra.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um homem morreu afogado após o caminhão que dirigia cair em um rio. Em Arraial do Cabo, um homem foi atingido por um raio nas prainhas do Pontal do Atalaia e não resistiu. Já em Teresópolis, na Região Serrana, uma pessoa veio a óbito em consequência de um desabamento, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade.

O meteorologista Márcio Cataldi, professor do departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista ao Portal Eu, Rio! e ao programa Direto da Redação, explica o fenômeno de chuvas extremas em todo Sudeste brasileiro. Assista matéria da Web TV Eu, Rio!:


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!