Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Sem nervosismo e insegurança

Confira dicas de oratória para se sair bem na entrevista de emprego

Especialista ensina como falar adequadamente para conquistar um lugar no mercado de trabalho


Foto: Agência Brasil

As entrevistas de emprego são sempre um momento tenso e que, muitas vezes, roubam o sono do candidato na noite anterior. Mas é possível amenizar o nervosismo e a insegurança. Laila Wajntraub, fonoaudióloga e CEO do Clube da Fala, afirma que estratégias são fundamentais para ter calma e confiança em entrevistas de emprego.

“As pessoas precisam estar tranquilas quando estiverem frente a frente com entrevistadores experientes e que fazem um verdadeiro raio-x nos candidatos”, explica.

Laila sabe que não é uma tarefa simples, pois exige preparo e uma oratória acima da média para alcançar o destaque esperado pelos avaliadores. “A oratória é uma das habilidades mais buscadas e valorizadas pelas empresas. É um grande diferencial, especialmente neste momento em que a tecnologia e as interações têm dominado o mercado de trabalho”, conta a fono.

A especialista reforça que, a partir do momento em que se investe em oratória, há um ganho potencial para criar uma imagem positiva no ambiente em que se atua, com segurança para falar, credibilidade e uma capacidade acima da média para lidar com conflitos interpessoais.

Confira abaixo algumas dicas da especialista em oratória para os candidatos a uma vaga de emprego:

1 – Conheça a empresa e o cargo: esse é um daqueles “trabalhos de casa” que são essenciais para ter calma e confiança em entrevistas de emprego.

2 – Contato visual: o olhar deve ser direcionado para o entrevistador no momento da fala.

3 – Empatia: é importante, para ter calma e confiança em entrevistas de emprego, colocar-se no lugar do entrevistador e dos outros candidatos.

4 – Vícios de linguagem: por mais informal que uma entrevista de emprego possa parecer, é essencial que você fique atento para a linha tênue que existe neste momento. Expressões como “tipo assim”, “né” e até palavras de baixo calão não devem, de maneira alguma, fazer parte da sua oratória.

5 – Reaja e demonstre total interesse: não é somente o que diz que vai fazer com que os entrevistadores gostem de você, mas sim também o que demonstra. É essencial mostrar interesse pela fala dos entrevistadores e dos outros candidatos à vaga (caso estejam presentes).

6 – Elementos não verbais: atenção para a sua roupa. Ela deve equivaler ao perfil da empresa que você está buscando uma vaga. Na dúvida, opte por tons mais neutros e medianos quanto à formalidade (nem tanto e nem tão pouco).

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!