Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mindset

Mente positiva: entenda sua importância e como desenvolver

especialista em comportamento humano, Gisele Hedler explica como despertá-la


Foto: Divulgação

Você costuma ver a vida como um copo meio cheio ou meio vazio? A maneira como respondemos essa pergunta sobre pensamento positivo diz muito sobre o mindset positivo. Não à toa, um estudo recente publicado na revista científica Nature concluiu que idosos que possuem um pensamento positivo são capazes de aumentar sua resiliência e, consequentemente, terem melhor qualidade de vida. De acordo com a especialista em comportamento humano, Gisele Hedler, um mindset positivo promove a resiliência, permitindo que as pessoas superem mais facilmente as adversidades e se recuperem de situações difíceis.

Mindset significa configuração da mente, portanto, é basicamente virar a chave na cabeça e começar a ver a vida de outra forma. Mas atenção: não se trata sobre ignorar as situações menos agradáveis da vida. “É sobre encarar os problemas com uma mentalidade construtiva e proativa. Essa abordagem pode transformar a maneira como enfrentamos a vida, promovendo uma jornada mais satisfatória e realizadora”. Ela dá algumas dicas para seguir esse caminho. Confira:

Autoconhecimento

O primeiro passo para desenvolver um mindset positivo é o autoconhecimento. “Entender seus pontos fortes e fracos, reconhecer seus sucessos e aprendizados e estar ciente se seus valores e objetivos são algumas questões chave do autoconhecimento”, explica a especialista.

Exerça a gratidão e a aceitação

Pratique a gratidão diariamente, focando nas coisas positivas da vida. “Lembre-se que nem tudo está sob seu controle, portanto, não deixe que pequenas coisas te abalem. Manter um diário de gratidão para registrar coisas boas que acontecem é uma boa pedida”, comenta Gisele.

Foco no presente

A especialista orienta evitar preocupações excessivas com o passado ou o futuro, centrando-se apenas no presente. Uma boa maneira de focar no agora, segundo ela, é praticar a atenção plena, conhecida como mindfulness, ou meditação.

Afirmações positivas

A especialista em comportamento humano orienta usar afirmações positivas para reforçar pensamentos construtivos. “Substitua autocríticas por mensagens positivas sobre suas habilidades e capacidades. Um bom exemplo é auto afirmar ‘eu tenho capacidade extraordinária para lidar com qualquer coisa”, diz Gisele.

Cuidado pessoal

Cuide da sua saúde física e mental praticando exercícios regularmente, se alimentando de forma saudável e tendo uma rotina de sono equilibrada. Mantenha sempre um bom senso de humor, além de reservar tempo para atividades que te tragam alegria e diversão. Além disso, Gisele orienta se cercar de pessoas que o apoiam e incentivam e evitar relações tóxicas e negativas.

Metas e objetivos

A parte das metas pode ser uma das mais desafiadoras. Por isso, Gisele orienta estabelecer objetivos mais realistas e mensuráveis, dividindo as grandes metas em tarefas menores. “Não esqueça de celebrar cada conquista, independentemente do quão pequena seja”.

Aprendizado contínuo

Encare os desafios como oportunidades de aprendizado. “É importante desenvolver uma mentalidade de crescimento, acreditando que suas habilidades podem ser aprimoradas com esforço e dedicação”, pontua.

Por fim, Gisele afirma que desenvolver um mindset positivo é um processo contínuo e que praticar essas estratégias regularmente pode ajudar a moldar uma perspectiva mais positiva e resiliente ao longo do tempo.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!