Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Preço do cacau disparou

Educadora financeira dá dicas para economizar com compra de ovos de chocolate

Apesar de aumentos, setor varejista aposta no crescimento das vendas


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Páscoa se aproxima e o setor varejista já se preparou para a data. O período de Quaresma é o mais importante para quem trabalha com chocolates e, se depender do preço da sua principal matéria-prima, a data promete ser uma das mais caras dos últimos anos. O preço do cacau voltou a bater recorde na bolsa de valores de Nova York, com contratos que tiveram uma alta de 3% e 4%, alcançando a marca de US$ 6.198 a tonelada.

Apesar disso, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) anunciou que a expectativa é de que as vendas de chocolate cresçam cerca de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa estimativa deve-se a aspectos macroeconômicos, dentre os quais está o aumento do salário mínimo, além do registro da menor taxa de desemprego no país desde 2014, segundo o IBGE. Para quem deseja economizar sem deixar a tradição de lado, a educadora financeira e fundadora do Instituto Soaper, Aline Soaper, dá algumas dicas.

Segundo ela, quem não quer deixar de presentear amigos ou familiares com os tradicionais ovos de Páscoa precisa definir um valor fixo a ser gasto com esses mimos. "Esse valor precisa ser definido com base na realidade de cada família e dividido pela quantidade de pessoas que serão presenteadas. Além disso, é fundamental evitar os parcelamentos, porque apesar das parcelas serem pequenas, elas podem se acumular com outras que já foram feitas anteriormente”, explica Aline.

Outra dica da educadora financeira é pesquisar e usar a criatividade na hora das compras. “Para quem está com um orçamento apertado, trocar as marcas mais famosas por outras que estão chegando no mercado, com preços mais acessíveis, é uma boa forma de economizar sem deixar de presentear”, aconselha a educadora financeira. E se os ovos de Páscoa estão fora do orçamento, Aline Soaper indica os bombons e as barras de chocolate, além das opções feitas em casa, como forma de manter a tradição da troca de doces nesse período sem gastar muito.

Para itens do almoço de Páscoa, também há alternativas. “Escolha os alimentos da estação, divida a responsabilidade da ceia com outras pessoas da família e não desperdice”, indica a educadora financeira diante do aumento dos preços. No caso do bacalhau, a sugestão é usar a criatividade e recorrer a outras receitas, utilizando outros tipos de peixes. “O importante é celebrar a data com união da família e a consciência financeira”, aconselha Aline.

Páscoa favorece ganhos extras para as famílias

Se o setor varejista aposta nas boas vendas deste ano, a produção caseira dos ovos de Páscoa não fica atrás. Segundo Aline Soaper, investir nas datas comemorativas pode ser uma excelente oportunidade para gerar uma fonte de renda extra. “Por isso, vale a pena produzir chocolates artesanais, ovos, bombons e presentes em geral nessa época do ano”, explica a educadora financeira.

Quem tem poucos recursos, mas não quer deixar a qualidade da produção de lado, também encontra alternativas. “Para economizar na produção dos chocolates artesanais é importante escolher bem os ingredientes, não desperdiçar na hora do preparo e reaproveitar itens em receitas diferentes, como o recheio dos bombons”, conclui Aline.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!