Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mais de 50 mil casos no RJ

Infectologista fala sobre perigos da dengue em pacientes com câncer

Risco de quadro evoluir para doença hemorrágica é maior


Foto: Divulgação

A capital do Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de dengue e, desde o início do ano, já foram registrados mais de 50 mil casos da doença, mais do dobro de todo o ano passado (22.959 ocorrências). Toda a população carioca precisa tomar medidas de proteção, mas especialistas alertam que o cuidado necessita ser ainda maior entre pessoas imunossuprimidas, como pacientes com câncer, já que elas não podem ser vacinadas.

A infectologista Isabella Cleinman, coordenadora médica do serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital Marcos Moraes, explica que, embora seja uma esperança para a população, a vacina contra a dengue, liberada pela Anvisa e recomendada para quem tem entre 4 e 60 anos, não deve ser ministrada a pacientes oncológicos, pois é composta por vírus vivo atenuado.

“A recomendação é que pacientes que estejam em tratamento não sejam imunizados. Já os que encerraram a terapia devem esperar seis meses após o término”.

Mais chances de agravamento

A especialista também alerta que pacientes em tratamento oncológico podem ter mais chances de desenvolver a forma mais grave da dengue, a hemorrágica. Isso ocorre porque a quimioterapia, uma das terapias mais empregadas no combate a neoplasias, leva, muitas vezes, à queda de plaquetas, que têm justamente a função de interromper o fluxo sanguíneo quando um vaso é rompido, além de impedir sangramentos.

Pacientes com câncer hepático ou hematológicos, como leucemias e linfomas, também devem ser acompanhados de perto caso contraiam dengue, diz a infectologista:

“Como a dengue pode acometer as células do fígado e provocar lesões hepáticas, os pacientes com câncer hematológico ou hepático, que costumam já ter baixa de plaquetas ou anemia, por conta da doença crônica, podem ter também o quadro agravado, já que as formas hemorrágicas da dengue provocam o consumo dos fatores de coagulação”.

Cuidados que devem ser tomados no cotidiano

Os pacientes oncológicos devem, como todos, evitar locais com água parada, não deixando caixas d’água destampadas e vasos de planta com pratinhos para evitar o surgimento de criadouros de mosquito. Outro cuidado fundamental é a aplicação correta de repelente, que deve ser passado em toda a área exposta. “Só não é indicado usar o repelente em áreas com corte ou inflamadas”, diz Isabella, que recomenda ainda que, sempre que possível, os pacientes fiquem em áreas com ar-condicionado, já que, no frio, o Aedes aegypti fica mais inativo.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns são febre alta, geralmente 39° a 40°, dor de cabeça, prostração, dor no corpo e atrás dos olhos. Manchas vermelhas na pele também podem ocorrer. Perda do apetite, náuseas, vômitos e diarreia são outros sinais.

A fase mais crítica da dengue costuma ocorrer quando a febre cessa. Se houver dor abdominal, vômitos persistentes, sangramento de mucosas ou desmaios, é preciso procurar atendimento médico imediato, pois o quadro pode ter evoluído para dengue hemorrágica.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!