Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Metodologia exclusiva

Pacientes do INCA contam com nova terapia assistida por cães

Parceria do INCAvoluntário com Programa Alice começou na unidade de Cuidados Paliativos do INCA de Vila Isabel


Foto: Divulgação

Os pacientes em tratamento oncológico no Instituto Nacional de Câncer (INCA) agora são beneficiados com a terapia assistida por cães do Programa Alice.

Em parceria com o INCAvoluntário, área social do Instituto, tutores e cães voluntários farão visitas inicialmente quinzenais aos pacientes internados na unidade de Cuidados Paliativos do INCA, em Vila Isabel, na zona norte do Rio.

A metodologia exclusiva no Brasil diferencia-se no cenário nacional pela adoção de protocolos rigorosos validados internacionalmente para diversas áreas de atuação, transcendendo a simples ideia de que o animal é apenas um pet que realiza visitas assistidas às instituições. Cães e tutores do Programa Alice são submetidos a um processo de capacitação intensivo, com mais de 18 horas de treinamento, incluindo avaliações e certificações. Além da capacitação, as duplas se comprometem com o voluntariado, a proteção animal e a colaboração com parceiros.

As visitas contam com a supervisão da especialista Emi Parente, fundadora do PATAE - Programa Alice Terapia Assistida Educacional, e acompanhamento das equipes assistenciais e do INCAvoluntário. Segundo Emi, entre os benefícios com a terapia assistida por cães - comprovados por pesquisas científicas - estão a melhora da comunicação, da concentração e da motivação, além do aumento do bem-estar, da afetividade e do relaxamento, reduzindo os níveis de estresse e de ansiedade.

"Os pacientes podem ter dificuldades de se expressar ou simplesmente não quererem conversar muito, e a interação com os animais os ajuda a manter uma comunicação não verbal, através de expressões faciais. A presença do animal gera conforto e senso de pertencimento. Na primeira visita técnica ao INCA, por exemplo, uma paciente não abriu os olhos, mas sentiu a presença dos cães e fez carinho nos animais”, conta a especialista. “Os cães são mais do que animais de estimação, eles personificam um amor intangível capaz de transformar o inimaginável”, destaca Emi.

Para que as visitas passem a ser semanais à unidade de Cuidados Paliativos e também estendidas aos outros três hospitais do INCA no Rio, o Programa Alice seleciona voluntários para participar das atividades terapêuticas. Interessados podem entrar em contato pelo email patae@programaalicepatae.com.br ou pelo Instagram @programa_alice_taa.

“A visita de cães e de seus tutores gera momentos de leveza e descontração, e os pacientes oncológicos têm experiências afetivas e prazerosas. Isso promove a humanização do ambiente hospitalar, uma das principais missões do INCAvoluntário. Damos boas-vindas ao Programa Alice!”, comemora a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira.

Sobre o Programa Alice

Criado em 2020, durante a pandemia, o PATAE - Programa Alice Terapia Assistida Educacional - usa metodologia pioneira no Brasil para promover intervenções terapêuticas com cães nas áreas da inclusão, educação, saúde, reabilitação e ambiente corporativo. Referência no Rio de Janeiro em Atividade Animal Educacional (AAE), o projeto é parceiro da rede Maple Bear Canadian School de ensino internacional e do DEGASE, na reabilitação de jovens em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro. Ao escolher o INCA para começar a aplicar a sua metodologia terapêutica em hospitais, Emi Parente se inspirou no evento de corrida Terry Fox Run, em homenagem ao falecido ativista canadense Terry Fox, que arrecada fundos para pesquisas sobre câncer. Sua ligação com a causa do câncer é grande, tanto que a embaixadora do evento, que também acontece no Brasil, é Alice, a border collie de Emi.

Sobre o INCAvoluntário

Para que continuem a longa jornada de consultas e exames no INCA, pacientes oncológicos em vulnerabilidade social recebem, ao longo de todo o ano, uma série de outras doações do INCAvoluntário, cujas ações dependem única e exclusivamente de recursos financeiros captados pela equipe do programa e de doadores (pessoas físicas e jurídicas). Em 2023, o INCAvoluntário beneficiou 6.750 pacientes com 11.332 bolsas de alimentos, 1.752 kits de reforço com leite em pó integral, 38.550 fraldas pediátricas, 134.764 fraldas geriátricas e 10.048 absorventes geriátricos, 12.563 itens de higiene pessoal, 189 kits de prevenção do linfedema, 684 perucas doadas e mais de R$ 67.422.50 em vales-transporte, além do empréstimo de 401 cadeiras de rodas e higiênicas, entre outros itens essenciais.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!