Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Inovação necessária

Inovações tecnológicas estão revolucionando o cenário corporativo

Especialista em tecnologia da informação explica como o mercado de trabalho está se adaptando à evolução da tecnologia


Foto: Divulgação

A evolução tecnológica tem desencadeado transformações significativas no mercado corporativo, impactando diversos setores e redefinindo padrões empresariais. Enquanto a automação de processos redireciona o modo como empresas operam, o processamento avançado de dados e a inteligência artificial surgem como protagonistas. Guilherme Seabra, empresário na área de TI, destaca as três áreas mais impactadas pelo avanço tecnológico.

1 - Automatização de processos: A automatização tornou-se uma peça fundamental, substituindo tarefas repetitivas por soluções eficientes. Supermercados adotam caixas automáticos, exemplificando a revolução no setor. Além disso, os armazéns agora contam com robôs para separação de pedidos, elevando a eficiência logística.

2 - Processamento e visualização de dados: A explosão na geração de dados impulsionou a necessidade de ferramentas robustas. O Power BI da Microsoft é um exemplo, proporcionando às empresas insights para a tomada de decisões baseada em dados. Empresas líderes, hoje, dificilmente operam sem ferramentas semelhantes.

3 - Inteligência Artificial (IA): Na era da IA, ferramentas como o ChatGPT têm se tornado indispensáveis, auxiliando profissionais em diversas áreas, desde a criação de conteúdo até a geração de códigos de software.

Para o especialista, os setores de produção, manufatura e operações lideram a adoção de inovações, buscando superar expectativas de clientes. “Marketing e vendas também se destacam, principalmente a área de análise de dados para aprimorar estratégias e comunicação”, diz.

No entanto, o desafio persiste na carência de mão de obra qualificada. “A rápida evolução tecnológica supera a capacidade dos cursos universitários, exigindo soluções criativas das empresas para suprir essa lacuna e atender às demandas do mercado”, relata Guilherme.

Em um mundo onde dados são tão valiosos quanto ouro, o empresário explica que investir em sistemas de segurança é fundamental. Ataques cibernéticos podem paralisar operações e levar empresas à falência, por isso é necessário a adoção de uma proteção rigoros.

“Pequenas empresas, muitas vezes vistas como menos tecnológicas, precisam abraçar a inovação para competir com gigantes consolidados. A adaptação tecnológica é essencial para eficiência e entrega de valor aos clientes, garantindo a sustentabilidade e crescimento a longo prazo”, conclui.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!