TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

"Uma Peça para Fellini" estreia no interior de um cinema

Monólogo com atriz carioca une a fantasia e o sonho no Cine Teatro Joia, em Copacabana

Por Portal Eu, Rio! em 04/04/2024 às 21:09:02

Federico Fellini. Foto: Reprodução

A atriz Marcia do Valle faz homenagem a um dos gênios da sétima arte. “Uma Peça para Fellini”, com interpretação da atriz, diretora e produtora, chega nesta sexta-feira (05), às 19h, ao Cine Teatro Joia, em Copacabana, como uma grande novidade: pela primeira vez no espaço um espetáculo teatral com foco na vida e obra de Federico Fellini, um dos maiores e mais influentes nomes do cinema de todos os tempos. A direção é da protagonista em cena e do cineasta Cavi Borges.

Após sucesso no foyer do Estação NET Rio, mesmo durante a pandemia, a peça vai para dentro de um cinema e começa nova temporada com cara de estreia, agora num palco “italiano”, como o homenageado. A temporada vai até 27/4, às sextas e sábados.

Em tom bem-humorado, a peça acontece através do olhar da faxineira Giuvaneide no primoroso texto do dramaturgo Joaquim Vicente. Ela fala de sua transformação de vida, ao conhecer a história do cineasta italiano Federico Fellini (Rimini, 20/1/1920 – Roma, 31/10/1993), quando logo se apaixona por ele e seus filmes.

A música original de Leonardo Miranda e a iluminação cenográfica de Djalma Amaral dão ao espetáculo o clima de emoção dos tempos áureos do cinema. Pelas mãos do teatro, o público é levado à magia cinematográfica. É como se a personagem estivesse diante do diretor italiano num set de filmagem esperando o “luz, câmera e ação” para colocar em prática as cenas da história.

"É Fellini dentro de um cineteatro, como antigamente. Na época dele, inclusive, os cineteatros apresentavam variedades. O cinema nasceu num teatro e agora vamos inverter a ordem, fazendo teatro dentro do cinema. São artes irmãs e cabe ao artista sonhar seus desejos", ressalta Marcia do Valle.

Além da faxineira, na peça, uma “atriz” e o próprio “Fellini” traçam um pequeno panorama sobre a vida e obra do artista e seus colaboradores. Os três personagens em cena se alternam e seguem um fluxo de raciocínio do texto contemporâneo.

No espetáculo, a atriz Marcia do Valle contracena com imagens de filmes e outras que remetem ao universo cinematográfico felliniano. As projeções de cenas e citações de trabalhos do diretor Fellini provocam a plateia a refletir sobre temas atuais como intolerância e preconceitos, trazendo uma mensagem de esperança e amor num clima cinematográfico do início ao fim. “A gente é o que a gente sonha!”, incentiva Giuvaneide numa fala final da personagem.

"'Uma Peça para Fellini' é formada por historietas sobre cinema, teatro, atores e seu ofício, destacando como a arte é essencial para todos. É uma homenagem humorada de uma fã-admiradora para o cineasta italiano. Ele é inspiração mundial para tantos que o precederam", avisa a atriz e diretora.

Atriz carioca, diretora e produtora de teatro há 37 anos

Márcia do Valle foi indicada como “Melhor Atriz Protagonista” (Tem Fogo na Mata) na 8ª edição do Prêmio CBTIJ. Ela integra o elenco da peça “Luiza Mahin, eu ainda continuo aqui”, que viaja esporadicamente com apresentações pelo Brasil. No teatro, esteve sob a direção de nomes renomados: Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Antônio Pedro Borges, Cláudio Mendes, Domingos Oliveira, Dudu Sandroni, Eduardo Tolentino de Araújo, Édio Rodrigues Nunes, Luiz Arthur Nunes, Lucia Coelho, Paulo Betti e Renato Farias. Atuou também no cinema e na televisão, em novelas e minisséries da TV Globo.

Cavi Borges e o audiovisual

Cavi é diretor e produtor de cinema. É fundador da Cavideo Locadora, referência dos cinéfilos cariocas que depois se tornou produtora e distribuidora de filmes independentes. Em 2018 começou uma parceria com a atriz Patrícia Niedermeier na pesquisa sobre misturar teatro e cinema. Realizaram as peças-filmes: O Censor (2019); François Truffaut – o cinema é minha vida e Marguerite Mon Amour (2020) e Maya (2023), sempre utilizando as salas de cinema e suas telas como elementos dramatúrgicos desses espetáculos.

Joaquim Vicente: dramaturgo, escritor, diretor e produtor de teatro

Os mais recentes trabalhos de Joaquim Vicente como produtor e diretor são Monólogos da Faxina (2018); Homens de Bem (2019), além de Agora Já Era Youtube (2020 a 2022). Para o teatro, em 2023 assinou os textos de Maya (2023) com interpretação de Patrícia Niedermeyer, com direção de Cavi Borges; e NINAS, com Cyda Moreno, direção de Édio Nunes. Também escreveu e dirigiu curtas-metragens, além de ter feito incursões na TV.

Serviço:

Estreia – 5/4, às 19h - Uma Peça para Fellini

Monólogo com Marcia do Valle

Temporada: até 27/4, sextas e sábados.

Texto: Joaquim Vicente

Direção: Marcia do Valle e Cavi Borges

Local: Cine Teatro Joia

Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 680 subsolo

Telefone: (21) 2236-5671

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Aceita todos os cartões

Capacidade: 87 lugares





POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.