O Concurso de Melhor Fondue do Brasil, no 3° Mundial de Queijo do Brasil, está sendo realizado de hoje (11) até 14 de abril no Teatro B32, em São Paulo. O evento tem uma ampla programação para profissionais e consumidores finais, com mais de 100 produtores de todo Brasil que vão vender seus produtos direto da fazenda. Além disso terá diversos concursos para o reconhecimento desses profissionais.
A chef Malu Mello, formada na Alain Ducasse, escola francesa, é uma das participantes. Ela faz parte da Federação Italiana de Cozinheiros e tem pós-graduação em gastronomia funcional. A França é um país de referência na produção de queijos e o fondue possui grande popularidade no país. A profissional tem vasto conhecimento sobre queijos e culinária francesa e diz que o evento é super importante para o reconhecimento de pequenos empreendedores para demonstrar a qualidade do queijo brasileiro. “Esse evento é um ótimo espaço para mostrar que o queijo nacional merece ser reconhecido pela sua qualidade”, acrescenta a chef.
Como uma mini-produtora vinda de uma família de agricultores, Malu sabe a importância de ter eventos para o crescimento desses mini-produtores e empreendedores, não somente para apoiar o trabalho dessas pessoas, mas também para que priorizem um trabalho de alta qualidade. “Pequenos empreendedores fazem produtos de maior qualidade, de forma artesanal e elaborada, pois dedicam-se muito mais tempo à produção”, acrescenta a chef. No concurso, ela usará o queijo raqlette e um outro autoral, azul, de um pequeno produtor.