TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Pesquisadora do Inmetro ganha prêmio internacional "25 Mulheres na Ciência"

Joyce Araújo participou com o trabalho “Método para obtenção de Nanoplacas de grafeno por meio de processamento de biomassas"

Por Portal Eu, Rio! em 12/04/2024 às 09:40:57

Joyce Araújo: premiada. Foto: Divulgação/Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está comemorando a conquista da pesquisadora Joyce Rodrigues de Araújo, uma das sete brasileiras a receber o prêmio “25 Mulheres na Ciência” de 2024.

Com o tema Sustentabilidade, neste ano, o programa convocou 25 mulheres da América Latina e passou a abrir a oportunidade também a participantes do Canadá.

A chefe do Laboratório de Fenômenos de Superfície e Filmes Finos (Lafes) do Inmetro, Joyce Araújo participou com o trabalho “Método para obtenção de Nanoplacas de grafeno por meio de processamento de biomassas", cuja perspectiva é a geração de energia renovável, como biogás ou biocombustíveis.

A pesquisa de Joyce Araújo, que tem patente protocolada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, vem sendo desenvolvida pelo Inmetro por meio do Laboratório de Fenômenos de Superfície e Filmes Finos. O Lafes faz parte da Divisão de Metrologia de Materiais e conta com o suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica do instituto.

“Além de produzirmos o grafeno, material revolucionário na indústria dos nanomateriais, temos também um projeto com um olhar no carbono, devido à possibilidade de captura do gás de síntese, CO2 gerado em uma das etapas do processo, para produção de biogás”, explica a pesquisadora premiada.

Segundo ela, com o método de nanoplacas de grafeno, é possível realizar o total aproveitamento da biomassa, que atualmente é tratada como rejeito industrial, gerando em seu processo subprodutos de alto valor agregado, além da possibilidade de produção de energia térmica e biocombustíveis.

Joyce Araújo é servidora de carreira do Inmetro. Ela é formada em química pela Unicamp e tem pós-doutorado em “Ciência dos Materiais” e “Nanotecnologia”.

Mulheres na ciência

O prêmio 25 Mulheres na Ciência é promovido anualmente pela empresa 3M desde 2020 para reconhecimento das mulheres que estão melhorando e impactando suas comunidades e o meio ambiente através da ciência.

Desse modo, a 3M premia trabalhos dedicados à metodologia STEM (Science, Tecnology, Engieering and Matematics), que foca em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

As participantes registraram seus projetos até 27 de fevereiro de 2024. O resultado oficial foi divulgado no site da empresa.

Consagração

Segundo a pesquisadora, o prêmio 25 Mulheres na Ciência representa a consagração da sua carreira científica.

“Após a formação em química, sempre me envolvi em pesquisas relacionadas a materiais sustentáveis e aproveitamento eficiente dos recursos naturais. Desta forma, o tema do concurso me motivou a realizar a inscrição por ser o assunto uma das minhas paixões, sendo que desde a iniciação científica trabalho com assuntos relacionados ao uso de materiais alternativos para remediação de problemas ambientais, reciclagem, uso de fibras vegetais em compósitos e promoção da sustentabilidade”, disse Joyce Araújo.

Para o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, a premiação da pesquisadora é uma importante conquista para o instituto, pois incentiva ainda mais as mulheres que trabalham na área.

“O campo da ciência e tecnologia é uma área desafiadora dadas as condições atuais das mulheres no mercado de trabalho e seus inúmeros papéis sociais. O Instituto se alegra tendo uma representante no prêmio que elencou projetos importantes para o meio ambiente e para o mundo. A partir dessa porta aberta, que outras mulheres e meninas venham seguir o mesmo caminho, estudando desde a iniciação científica, chegando a pós-graduação e até mesmo pós-doutorado, formando novas pesquisadoras de sucesso”, declarou Brito.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.