TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Estudantes da rede pública de ensino criam aplicativo gamificado sobre Educação Sexual

Alunos venceram 6ª edição do Desafio TACK e ganharam viagem aos EUA

Por Portal Eu, Rio! em 12/04/2024 às 17:11:00

Foto: Divulgação

A Equipe Ventana foi a campeã da 6ª edição do Desafio TACK, disputado por mais de 200 alunos de todas as regiões do país e realizado pela Id Cultural em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro.

Com a missão de criar uma ferramenta que fornece informações precisas e confiáveis sobre saúde sexual, prevenção de doenças e relacionamentos saudáveis, a Equipe Ventana teve como missão o acesso a informações sobre identidades e sexualidades para as juventudes, por meio do aplicativo “Não Mete Essa!”. A startup é formada por cinco alunos do Colégio Pedro II (Campus Centro), do Rio de Janeiro. Após vencerem, em novembro de 2023, a 6ª edição do Desafio TACK, idealizado pela Id Cultural e realizado em parceria com a ONG JA Rio de Janeiro, os estudantes – que têm entre 16 e 17 anos – receberam como prêmio uma viagem para participar da Brazil Conference, em Boston, nos Estados Unidos. Além de acompanhar toda a programação do evento, os jovens ainda farão uma visita guiada à Universidade de Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

No total, 40 estudantes de todo o Estado do Rio de Janeiro participaram da iniciativa, representando oito escolas fluminenses, dentre as 24 de todas as regiões do Brasil que marcaram presença na 6ª edição do Desafio TACK, que, em 2023, contou com 202 estudantes da rede pública de ensino de todo o país, distribuídos em 63 equipes.

Durante o desafio cultural e empreendedor, Rennan Gabriel, Alexandre Simões, Manuela Barbosa, Daniel Sena e Rebeca Mendes apresentaram a ideia campeã: um aplicativo gamificado que tem como objetivo compartilhar informações de saúde sexual de maneira responsável, saudável e descomplicada. Por meio de uma plataforma gamificada, acessível a pessoas de todas as idades, com foco no público jovem, o grupo pretende trazer informações sobre identificação de violências e seus respectivos canais de denúncia.

“O Tack Festival proporciona uma experiência incrível para os jovens vencedores do Desafio Tack. A equipe Ventana, do Rio de Janeiro, vencedora da 6ª edição, já está curtindo demais essa vivência de ir para o exterior e superanimada para a participação na Brazil Conference. Esse projeto é a realização do nosso ideal de utilizar a cultura como agente de transformação. Está sendo uma experiência incrível e muito gratificante”, comemora Rafael Villas-Bôas, gerente de Produção da Id Cultural que está acompanhando os alunos durante a viagem, assim como a professora Júlia Bouzon, do Colégio Pedro II (Campus Centro).

Sobre o Desafio TACK

Lançado em 2018, o Desafio TACK acontece em parceria entre a JA Rio de Janeiro, uma ONG de educação empreendedora para jovens, e a Id Cultural, empresa idealizadora do projeto e do TACK Festival, com o intuito de promover a aprendizagem e estimular a criatividade e o empreendedorismo jovem, depositando credibilidade na força da juventude para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Em 2023, o Desafio contou com a participação de 202 alunos de escolas públicas de todas as regiões do Brasil, que fizeram uma inscrição prévia. Os participantes são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais. O foco da última edição foi tecnologia, inovação e cultura. Assim como em 2022, as etapas foram 100% on-line.

“A metodologia usada é do nosso programa Innovation Camp, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios durante todo o desafio. O objetivo dessa experiência educacional é que os alunos, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking. Durante o processo, eles contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia”, destaca Michele França, Coordenadora de Projetos na JA Rio de Janeiro.

Já o TACK Festival é um projeto de inovação, tecnologia e criatividade que tem a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. Foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Além de ser um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão, e onde a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.