TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Exército manda prender 10 dos 12 militares envolvidos no tiroteio de Guadalupe

Foram 80 disparos contra o carro com uma família dentro

Por Jonas Feliciano em 08/04/2019 às 13:05:31

Foto: Reprodução/ Redes sociais

 Em nota publicada nesta segunda-feira (8), o Exército afirmou que depois de apurar os fatos envolvendo militares  que realizavam um patrulhamento regular na região da Vila Militar, no último domingo, e que resultaram no óbito de um civil e em ferimentos em outros dois, foi determinada a lavratura da prisão em flagrante de 10 dos 12 militares ouvidos.

 De acordo com a nota do Comando Militar do Leste, com base em informações iniciais transmitidas pela patrulha, a tropa teria reagido a uma agressão oriunda de criminosos a bordo de um veículo. No entanto, em virtude de inconsistências identificadas entre os fatos inicialmente reportados e outras informações que chegaram as autoridades, foi determinado o afastamento imediato dos militares envolvidos. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Militar para tomada de depoimentos individualizados.

 A nota ainda informou que o procedimento prolongou-se pela madrugada, tendo sido coletado também, até o presente momento, o depoimento de uma testemunha civil. Um membro do Ministério Público Militar acompanhou todo o procedimento. Após a conclusão dessas oitivas, em virtude de descumprimento de regras de engajamento, foi emitida a decisão.

 O Exército explicou que a partir de agora esses militares passam à disposição da Justiça Militar da União, a quem cabe, obedecido o prazo legal, realizar a Audiência de Custódia e determinar como será dado prosseguimento. A força também esclareceu que o decurso de prazo entre os acontecimentos propriamente ditos e as providências no sentido da decretação das prisões deveu-se aos cuidados necessários para com o devido processo legal, por orientação do Ministério Público Militar, órgão encarregado do controle externo das atividades das Forças Armadas;

Por fim, o Exército Brasileiro reiterou o seu estrito compromisso com a transparência e com os parâmetros legais impostos pelo Estado de Direito ao uso legítimo da força por seus membros e repudiou os excessos ou abusos que venham a ser cometidos quando do exercício das suas atividades.

Relembre os fatos

Na tarde de domingo, um vídeo que circulou pelas redes sociais mostrava um grande grupo de moradores discutindo com militares do Exército. De acordo com as imagens, o carro estava sendo periciado, após ter sido alvejado pelos militares. O local do evento foi nas redondezas do Piscinão de Deodoro, bairro de Guadalupe, na Zona Norte carioca.

O veículo atingido pelas balas era o de uma família que ia participar de um chá de bebê. Dois homens foram baleados. O motorista Evaldo dos Santos Rosa, 51, não resistiu aos ferimentos e veio à óbito no local. O sogro de Evaldo foi ferido no peito e encaminhado ao hospital. Peritos da Delegacia de Homicídios detectaram pelo menos 80 disparos no veículo.

Ainda no domingo, em uma primeira nota oficial, o Comando Militar do Leste, divulgou que, por volta da 14h40m, uma patrulha do Exército se deparou com um assalto em andamento nas imediações do "Piscinão de Deodoro", em Guadalupe. De acordo com o comunicado, ao avistarem a patrulha, os dois criminosos, que estavam a bordo de um veículo, atiraram contra os militares, que por sua vez responderam à injusta agressão.

O Comando Militar também informou que um dos assaltantes foi a óbito no local e o outro foi ferido, sendo socorrido e evacuado para o hospital. Além disso, um transeunte que passava pelas imediações foi ferido em decorrência da troca de tiros, tendo também sido socorrido e evacuado.

Em seguida, outra nota atualizada do Comando Militar do Leste, disse que a fim de realizar uma apuração preliminar da dinâmica dos fatos ocorridos, foi determinado pelo Comandante Militar do Leste que  fossem coletados os depoimentos de todos os militares envolvidos, bem como ouvidas todas as testemunhas civis.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.