Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Na Lagoa

Exposição gratuita “Uma Casa Toda Sua” ocupa Casa Museu Eva Klabin

Baseada na obra de Virginia Woolf, mostra reúne trabalhos de 14 artistas mulheres e propõe reflexão sobre independência e liberdade feminina


Foto: Divulgação

Catorze mulheres com discursos e poéticas diferentes foram convidadas para expor suas obras na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. “Uma Casa Toda Sua” reúne trabalhos de pintura, escultura, vídeos e instalações sobre liberdade feminina, tema explorado em “Um Tema Todo Seu”, de Virginia Woolf, obra literária que inspirou a exposição. O espaço pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h, com entrada gratuita.

Em “Uma Casa Toda Sua”, a curadora Isabel Portella une Eva Klabin e Virginia Woolf num mesmo pensamento de liberdade e defesa do próprio espaço para criar. Para Woolf, a mulher precisa ter domínio sobre a sua vida e autonomia financeira para escrever suas ideias, já que a privacidade e a quietude de um espaço permitem que criações aconteçam. O livro “Um Teto Todo Seu” é uma coletânea de palestras da escritora ministradas em faculdades de Cambridge, em 1929. Na obra, a autora reflete sobre as condições sociais da mulher e sua produção literária, bem como as dificuldades para que elas tenham uma posição de destaque e possam se expressar livremente, características ainda presentes nos dias de hoje.

No período em que o livro foi publicado, Eva Klabin tinha apenas 25 anos, mas já praticava as verdades enunciadas por Virginia. Ao mesmo tempo que vivia intensamente suas viagens e estudos, ela também precisava de um espaço privado, um pedaço do mundo onde sua individualidade existisse isoladamente. Na casa da Lagoa - onde hoje funciona a Casa Museu - Eva reuniu peças vindas de civilizações e épocas diversas para conservá-las ao alcance dos olhos, no lugar onde vivia. O legado de Eva e Virginia permanece no fazer de cada artista, convidando a reflexões sobre as diferentes narrativas.

“No encontro da arte com tantos desejos e conquistas, celebremos a figura de mulheres que ousaram transgredir oferecendo à vida o que têm de mais íntimo e sagrado”, complementa a curadora sobre as catorze artistas. São elas: Bel Barcellos, Carolina Kaastrup, Claudia Hersz, Daniela Mattos, Dora Smék, Julie Brasil, Karola Braga, Lyz Parayzo, Mariana Maia, Marlene Stamm, Panmela Castro, Patrizia D' Angello, Sani Guerra e Simone Cupello.

“Uma Casa Toda Sua” é realizada pelo Ministério da Cultura e produzida pela AREA27. Conta ainda com o apoio da Atlantis e com o patrocínio da Klabin S.A.

SERVIÇO:

Até 23/06

Visitação: Quarta a domingo , 14h às 18h

Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)

Entrada gratuita

Classificação livre

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!