TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Exposição gratuita “Uma Casa Toda Sua” ocupa Casa Museu Eva Klabin

Baseada na obra de Virginia Woolf, mostra reúne trabalhos de 14 artistas mulheres e propõe reflexão sobre independência e liberdade feminina

Por Portal Eu, Rio! em 13/04/2024 às 21:18:15

Foto: Divulgação

Catorze mulheres com discursos e poéticas diferentes foram convidadas para expor suas obras na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. “Uma Casa Toda Sua” reúne trabalhos de pintura, escultura, vídeos e instalações sobre liberdade feminina, tema explorado em “Um Tema Todo Seu”, de Virginia Woolf, obra literária que inspirou a exposição. O espaço pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h, com entrada gratuita.

Em “Uma Casa Toda Sua”, a curadora Isabel Portella une Eva Klabin e Virginia Woolf num mesmo pensamento de liberdade e defesa do próprio espaço para criar. Para Woolf, a mulher precisa ter domínio sobre a sua vida e autonomia financeira para escrever suas ideias, já que a privacidade e a quietude de um espaço permitem que criações aconteçam. O livro “Um Teto Todo Seu” é uma coletânea de palestras da escritora ministradas em faculdades de Cambridge, em 1929. Na obra, a autora reflete sobre as condições sociais da mulher e sua produção literária, bem como as dificuldades para que elas tenham uma posição de destaque e possam se expressar livremente, características ainda presentes nos dias de hoje.

No período em que o livro foi publicado, Eva Klabin tinha apenas 25 anos, mas já praticava as verdades enunciadas por Virginia. Ao mesmo tempo que vivia intensamente suas viagens e estudos, ela também precisava de um espaço privado, um pedaço do mundo onde sua individualidade existisse isoladamente. Na casa da Lagoa - onde hoje funciona a Casa Museu - Eva reuniu peças vindas de civilizações e épocas diversas para conservá-las ao alcance dos olhos, no lugar onde vivia. O legado de Eva e Virginia permanece no fazer de cada artista, convidando a reflexões sobre as diferentes narrativas.

“No encontro da arte com tantos desejos e conquistas, celebremos a figura de mulheres que ousaram transgredir oferecendo à vida o que têm de mais íntimo e sagrado”, complementa a curadora sobre as catorze artistas. São elas: Bel Barcellos, Carolina Kaastrup, Claudia Hersz, Daniela Mattos, Dora Smék, Julie Brasil, Karola Braga, Lyz Parayzo, Mariana Maia, Marlene Stamm, Panmela Castro, Patrizia D' Angello, Sani Guerra e Simone Cupello.

“Uma Casa Toda Sua” é realizada pelo Ministério da Cultura e produzida pela AREA27. Conta ainda com o apoio da Atlantis e com o patrocínio da Klabin S.A.

SERVIÇO:

Até 23/06

Visitação: Quarta a domingo , 14h às 18h

Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)

Entrada gratuita

Classificação livre

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.