TOPO - PRINCIPAL 1190X148

MDS e Ação da Cidadania firmam parceria em busca ativa de famílias para programas sociais

Pessoas serão orientadas sobre os seus direitos e acesso a programas sociais

Por Cláudia Freitas em 16/04/2024 às 10:54:36

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve no último fim de semana no Rio de Janeiro para firmar uma parceria com a ONG Ação da Cidadania. A cerimônia que consagrou a união entre as duas entidades aconteceu no sábado (13), com o anúncio do ingresso de lideranças regionais da ONG no mapeamento de famílias vulneráveis, para que elas possam ser orientadas sobre os seus direitos e acesso a programas sociais.

O Ministério criou um sistema que identifica qual é o programa social se enquadra na realidade de cada família ou cidadão, inclusive se esse candidato é elegível para o benefício pleiteado. A etapa seguinte nesse processo conhecido como busca ativa é encaminhar o beneficiário ao Centro de Referência em Assistência Social, para que ele seja cadastrado. O ministro Wellington Dias reforçou a importância de manter o cadastro único atualizado para ter o acesso aos diversos programas sociais do governo federal.

O diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo Afonso, lembrou que o trabalho de busca ativa já foi realizado há um tempo atrás em parceria com o governo federal, para o bolsa família, rendendo bons resultados. O executivo destaca que o uso de tecnologia de ponta é a novidade do projeto atual.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, o Rio de Janeiro tem hoje 15% da sua população em situação de insegurança alimentar grave. Esse, por sinal, foi o motivo do estado ter sido escolhido pelo governo federal para sediar o projeto de busca ativa, que deve ser expandido para todo o Brasil este ano.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.